quinta-feira, 10 de maio de 2018

Painel sobre financiamento de startups no Brasil

No mês de abril o Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG, foi convidado a participar de um dos maiores eventos sobre smart cities no Brasil, o Smart City Business America Congress & Expo, no Expo Center Norte em São Paulo.




Uma de suas participações se deu no painel startup: como estimular o Financiamento de Startups de Soluções para as Cidades?

O financiamento de startups no Brasil ainda se resume a poucas fontes de recursos da iniciativa privada (investidores anjos e fundos de investimentos) e do poder público (BNDES e FINEP). As startups que desenvolvem soluções para a gestão pública e as Cidades Inteligentes competem por essas mesmas fontes escassas, além de ainda enfrentar a dificuldade adicional de captação, devido ao modelo de negócios e de monetização, especialmente sob a perspectiva do investidor privado, que vê a necessidade de interação e/ou de fazer negócios com o Poder Público como um desafio a mais. Por outro lado, o Poder Público tem se mostrado cada vez mais interessado em criar formas de interação com as Startups, inclusive por meio de financiamento. Esta última alternativa foi reforçada em 2016, em virtude de alterações na Lei de Inovação, a qual prevê a possibilidade do Poder Público investir (diretamente ou por meio de fundos de investimentos) em empresas que criem inovação. Outra novidade é a possibilidade do Poder Público ajudar com fundos de aval, já que a obtenção de garantias muitas vezes dificulta o acesso ao financiamento. Este painel debaterá sobre os desafios do investidor privado e do Poder Público no financiamento de Startups que desenvolvam soluções para as cidades e as formas de investimento público, previstas pela Lei de Inovação.

A palestra de introdução ficou a cargo do Prof. Hélio, que falou sobre Startups Inteligentes para Cidades Inteligentes. Cidades mais inteligentes precisam de startups mais espertas. Novas tecnologias têm criado ambientes melhores para a vida em comunidade. A cidade, o principal ambiente do nosso convívio, tem problemas de mobilidade, segurança, saúde, educação, limpeza e outros que podem ser resolvidos ou amenizados com aplicação de soluções baseadas em tecnologias inovadoras, que surgiram há poucos anos ou meses. Há um enorme potencial de inovação e empreendedorismo para quem quer solucionar os problemas da vida nas cidades. Nesta palestra, mostraremos quais os mercados mais promissores e como aproveitar as oportunidades que o atual cenário das cidades oferece.

O mediador do painel foi Rodrigo Quinalha, da Kick Ventures, que tem mais de 16 anos atuando nas mais diversas áreas de Negócios e Tecnologia da Informação (TI).  Angel Investor & Board Member de Start Ups.

Também participaram do debate Humberto Matsuda, da Performa Investimentos, sócio responsável pelos fundos de Venture Capital da Performa Investimentos; Marcus J. Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis; Industrial de Florianópolis; Evy Marques, Partner e Co-fundadora do Startup 4 Cities, com 15 anos de experiência no aconselhamento de investidores estrangeiros e empresas brasileiras em transações de fusões e aquisições internacionais e domésticas, incluindo transações de ações de PE, VC e Distressed M & A. e Hector Ferraz, Analista de Fundos de Seed e Venture Capital da BNDESPAR | BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Fotos do evento:
















Um comentário: