segunda-feira, 7 de maio de 2018

Mais uma orientanda conclui sua pesquisa

No dia 13 de abril de 2018, Nilda Aparecida Gonçalves, aluna e pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração Pública da Unifal - Profiap, defendeu sua dissertação de mestrado diante da banca de avaliadores, composta pelo seu orientador, Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Junior e as Professoras Doutoras Maria Aparecida Curi e Virgínia Carvalho, no campus Varginha da Unifal.

Sua pesquisa tratou da Avaliação de Desempenho na universidade. De acordo com a legislação, os objetivos dessa avaliação de desempenho consistem em promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos, subsidiar a política de gestão de pessoas das instituições, principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento do servidor no cargo e carreira, remuneração e movimentação de pessoas.

O estudo realizado por Nilda se propõe a analisar a percepção dos servidores da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG sobre o programa de avaliação de desempenho no contexto organizacional. Os dados foram obtidos através de questionários, com amostragem não probabilística por conveniência, que consistiram em 371 questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos e docentes, ocupantes de cargos de chefia, que participaram do processo de avaliação de desempenho no ano de 2016.

A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio de estatística descritiva. Os resultados quantitativos obtidos revelaram que os servidores que participaram da pesquisa conhecem superficialmente os objetivos da Avaliação de Desempenho, sendo que a maioria já participou mais de uma vez do processo e que consideram importante tanto a avaliação de desempenho quanto a autoavaliação. A pesquisa revelou, ainda, que a maior parte dos servidores que participou da pesquisa não recebeu treinamento para a realização da avaliação de desempenho e nem feedback da avaliação. A maioria dos servidores percebem a avaliação de desempenho na UNIFAL-MG como um mero instrumento utilizado para atender à legislação e conceder a progressão por mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário