quarta-feira, 6 de julho de 2016

Primeira defesa do Mestrado Profiap Unifal-MG em Varginha

No último dia 29 de junho aconteceu no campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas, a primeira defesa de trabalho de conclusão final do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap.

Prof. João Estêvão (orientador) com a mestra Leiziane Ázara e Profa. Aparecida Curi, diante da imagem do Prof. Adriano Nuintim, que participou online


A mestra Leiziane Neves de Ázara, apresentou seu trabalho, sob o título de Eficiência dos Municípios com Relação aos Gastos Públicos na Microrregião de Varginha, que foi aprovado pela banca composta pelos professores João Estevão Barbosa Neto (orientador da pesquisa), Maria Aparecida Curi e Adriano Antonio Nuintin, como membro externo.
O trabalho avalia o nível de eficiência do gasto público utilizando-se da análise de fronteira estocástica. Foram utilizadas como variáveis de análise: Indicadores de Desempenho Agregados (DSP’s) das áreas de Saúde, Saneamento, Educação e Cultura, Gasto público em Saúde, Saneamento, Educação e Cultura e a proporção destes gastos com relação ao gasto total dos municípios, número de habitantes, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, taxa de urbanização, e gastos com pessoal.
Os resultados demonstram que os gastos dos municípios não necessariamente estão sendo direcionados para obtenção dos melhores resultados, ou seja, não estão sendo aplicados de maneira eficiente.
Espera-se que o estudo realizado possa representar um avanço teórico e prático no campo das finanças públicas de maneira a possibilitar o aperfeiçoamento na condução da aplicação dos recursos públicos por parte dos gestores municipais, permitindo que possam contribuir de maneira concreta para o desenvolvimento econômico e social da gestão pública local.

Defesa de trabalho de conclusão final de Leiziane Ázara no Profiap Unifal-MG Varginha

Nenhum comentário:

Postar um comentário