quarta-feira, 20 de julho de 2016

Hack Town 2, a missão

Nos dias 2 a 4 de setembro acontece em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, o 2º Hack Town, que conta com a participação do Prof. Hélio Lemes como palestrante e painelista.

A palestra do Prof. Hélio nesta edição será "Hal 9000: A ciência na ficção 2.0". Uma retomada do assunto que já foi tratado em um artigo de sua autoria de 2003, e que se transformou em um capítulo de seu livro Tempos Digitais de 2012.

A palestra avalia a ficção científica apresentada no filme "2001: Uma Odisseia no Espaço", lançado em 1968, e o estado da arte em tecnologia da informação de 2016, fazendo uma analogia entre filme e realidade, apresentando o que foi possível e o que não foi de se realizar nestes 48 anos que se passaram desde que Stanley Kubrik e Arthur C. Clarke criaram um dos filmes mais icônicos da história do cinema.

O filme captura a imaginação de todo nerd desde sua primeira exibição e encanta pelo minucioso trabalho de pesquisa realizado pelos autores para apresentar uma história de ficção verossímil em um tempo de parcos recursos de efeitos especiais e nenhuma computação gráfica.

“O passado não é coisa fixa e inalterável. Suas realidades vão sendo redescobertas a cada geração, seus valores sofrem reavaliações, seus significados recebem novas definições, de acordo com as tendências e preocupações da época”. (Aldous Huxley)

A partir desta afirmação de Huxley, a história do computador HAL 9000 pode ser revista e reinterpretada em diversas épocas distintas. O mítico personagem do filme comemora 48 anos de existência e inspira o título desta palestra que mistura ciência e ficção em uma hora de entretenimento e aprendizado. 

Para mais informações sobre o Hack Town visite o site do evento e este post que fiz sobre minha participação na primeira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário