sábado, 30 de julho de 2016

Missão Técnica a San Pedro Valley


Grupo liderado pelo Sebrae foi a Belo Horizonte para conhecer o ecosistema de inovação e empreendedorimo existente na capital mineira.

Empreendedores, representantes de incubadoras e de universidades do Sul de Minas Gerais visitaram diveras instituições em BH que fazem parte da rede de empreendedores e inovadores que estão transformando o ecosistema de startups na região. O Prof. Hélio Lemes participou da missão técnica representando a Agência de Inovação da Unifal.

A visita começou pelo SEED, instituição do Governo de Minas que atua na aceleração de negócios inovadores e passou pela Biominas, o Laboratório Aberto da FIEMG, o Sebrae e diversas startups de base tecnológica, como a Sympla e a Rock Content.

Organizada pelo Sebrae regional sul, a visita faz parte do Projeto Identidade Startup, que tem como objetivo desenvolver e fortalecer o ecossistema de startups no estado de Minas Gerais, por meio de ações de articulação institucional, mapeamento do ecossistema, incentivo e capacitação para os empreendedores de startups.

A ideia é levar todo o aprendizado obtido em BH para tentar aplicar na região sul do estado, que não possui um modelo de coworking como o Seed. “Queremos conhecer ecossistemas e fazer esse benchmarking entre o Sul de Minas e o San Pedro Valley”, disse a gestora Tatiana  Bastos do Sebrae que completou “a gente trouxe um grupo de cada linha para que eles tenham uma visão diferente e possam fazer um trabalho mais coeso e embasado em coisas já vivenciadas em outros territórios”. (Texto de Renato Carvalho/SIMI)





sexta-feira, 29 de julho de 2016

Defesa de Mestrado em Administração na FACCAMP


O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a participar de banca de defesa de mestrado na FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista, dentro do Programa de Mestrado em Administração.


O trabalho apresentado foi de autoria de Francisco de Paula Vitor Campos Corrêa e teve o título de "Um estudo da intenção estratégica para inovar nas Pequenas e Micro Empresas: Um alinhamento entre o discurso e a prática dos gerentes na orientação empreendedora que propicia a inovação".

Sob orientação do Prof. Dr. Marcos Hashimoto e com a participação da Profa. Dra. Eliane Maria Pires FGiavina Bianchi, o trabalho foi aprovado na linha de pesquisa de Empreendedorismo e Desenvolvimento.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Banca de mestrado em Educação na UNIR

Em 25 de julho o Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG participou de banca de defesa de mestrado de Andréia Maciel da Silva na UNIR - Universidade Federal de Rondônia, no âmbito do Núcleo de Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Educação dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional.

O trabalho sob o título de "Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática" foi orientado pelo coordenador do programa, Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno e a banca foi composta pelo próprio orientador, o membro externo Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Júnior e a também professora da UNIR, Profa. Dra. Carmen Tereza Velanga.

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal com os alunos do 1º período do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. O objetivo geral do projeto foi atuar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso já referido, no ensino da disciplina de “Introdução à Informática”, procurando fornecer subsídios para desenvolver interações que privilegiem a aprendizagem por meio do Facebook. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o Facebook é um espaço propício para trabalhar diversos conteúdos de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação a Distância. 

Imagem do sistema Webconf da RNP mostrando a banca (em Varginha-MG e Porto Velho - RO) e a meste Andréia Maciel da Silva

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Reunião Profiap

Em 7 de julho os coordenadores do Profiap se reuniram com o comitê nacional em Aracaju para fazer o balanço semestral das atividades do grupo e discutir os planos futuros, após a ampliação da rede de nove para 21 universidades.
Quase todos os 21 coordenadores estiveram presentes na reunião em que a Unifal-MG foi representada pelo Prof. Dr. Hélio Lemes, que está em seu segundo mandato à frente do mestrado profissional no campus de Varginha.
As principais decisões foram referentes ao exame nacional de qualificação, que acontece me março de 2017 e ao edital de seleção de novos discentes também previsto para a mesma época.
O Prof. Hélio comunicou ao grupo que o campus de Varginha vai, mais uma vez, sediar a aplicação do teste ANPAD, que atualmente é o único critério de seleção para discentes ingressantes ao Profiap.

Coordenadores do Profiap juntos ao comitê nacional em reunião em julho de 2016

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Hack Town 2, a missão

Nos dias 2 a 4 de setembro acontece em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, o 2º Hack Town, que conta com a participação do Prof. Hélio Lemes como palestrante e painelista.

A palestra do Prof. Hélio nesta edição será "Hal 9000: A ciência na ficção 2.0". Uma retomada do assunto que já foi tratado em um artigo de sua autoria de 2003, e que se transformou em um capítulo de seu livro Tempos Digitais de 2012.

A palestra avalia a ficção científica apresentada no filme "2001: Uma Odisseia no Espaço", lançado em 1968, e o estado da arte em tecnologia da informação de 2016, fazendo uma analogia entre filme e realidade, apresentando o que foi possível e o que não foi de se realizar nestes 48 anos que se passaram desde que Stanley Kubrik e Arthur C. Clarke criaram um dos filmes mais icônicos da história do cinema.

O filme captura a imaginação de todo nerd desde sua primeira exibição e encanta pelo minucioso trabalho de pesquisa realizado pelos autores para apresentar uma história de ficção verossímil em um tempo de parcos recursos de efeitos especiais e nenhuma computação gráfica.

“O passado não é coisa fixa e inalterável. Suas realidades vão sendo redescobertas a cada geração, seus valores sofrem reavaliações, seus significados recebem novas definições, de acordo com as tendências e preocupações da época”. (Aldous Huxley)

A partir desta afirmação de Huxley, a história do computador HAL 9000 pode ser revista e reinterpretada em diversas épocas distintas. O mítico personagem do filme comemora 48 anos de existência e inspira o título desta palestra que mistura ciência e ficção em uma hora de entretenimento e aprendizado. 

Para mais informações sobre o Hack Town visite o site do evento e este post que fiz sobre minha participação na primeira edição.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Reunião do Conselho da Agência de Inovação

Na segunda-feira, dia 4 de julho, o Conselho da Agência de Inovação da Unifal e reuniu para o encontro semestral onde são apresentados os resultados do trabalho realizado no semestre anterior e os projetos para os próximos 6 meses.

O Prof. Hélio, membro do Conselho da i9, participou da reunião trazendo informações sobre o campus de Varginha, que agora conta com uma agente de inovação da Unifal, Luciana Goulart Carvalho, atuando semanalmente no local.


Luciana faz um levantamento do perfil dos professores do instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com objetivo de mapear o conhecimento sobre inovação existente na universidade e o potencial de proteção da produção intelectual realizada pelo corpo docente e discente da instituição.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Professor Hélio é Supervisor da RNIPFES no Campus Varginha da Unifal

O Prof. Dr. Hélio Lemes atua, desde 2014, como observador na aplicação de exames como o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, sob a coordenação do Prof. Robson Santos de Carvalho, no âmbito da RNIPFES - Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior.

O programa vem evoluindo em sua forma e em eficiência desde que foi criado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e neste ano passa a contar com a função de supervisor de campus, responsabilidade atribuída ao Prof. Hélio, que atuará em Varginha, atendendo as cidades abrangidas por esta região.


O trabalho de observação do INEP tem colaborado para a melhoria do ENEM e seus agentes têm apontado caminhos para tornar o exame, que se torna mais importante para a educação nacional, uma referência mundial em projeto de avaliação de estudantes. O programa abrangerá também, a partir deste ano, a aplicação do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Professor da Unifal capacita servidores públicos

Uma parceria firmada entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) possibilita a oferta de capacitação aos servidores da Reitoria, dos campi e de outros órgãos da administração pública, como a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Receita Federal de Pouso Alegre, o Exército e a Escola de Sargentos e Armas de Três Corações.

Prof. Hélio Lemes ministrando curso da ENAP no IF Sul de Minas

O curso "Análise e Melhoria de Processos (AMP)" tem duração de 35 horas e acontece durante toda essa semana, entre os dias 11 e 15 de julho, no Campus Pouso Alegre, que contribuiu com a infraestrutura para realização do curso. A capacitação é ministrada pelo instrutor Hélio Lemes Costa Junior, professor da Unifal-MG, e tem como objetivo entender a evolução dos modelos de gestão e a inserção da gestão por processo no contexto de flexibilidade organizacional. Também aborda os fundamentos que permitem melhorar o gerenciamento de processos, aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas de gerenciamento de processos organizacionais. Por meio do curso, o participante aprende a aplicar a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), em sua área de atuação profissional, ou seja, identificar um processo organizacional, mapear o processo, levantar problemas, causas e propor soluções viáveis, considerando elementos básicos e essenciais de alinhamento com demais processos organizacionais.

Abertura do curso e Análise e Melhoria de Processo, da ENAP no IF Sul de Minas

A opinião dos participantes

O sargento do Exército, Raniery Franco de Oliveira, considera que a capacitação já está ajudando a melhorar a percepção dos processos realizados na sua instituição. "O curso está sendo bem proveitoso, pois já consegui analisar um processo que precisa ser melhorado no Exército. Por se tratar de um órgão público, existe a falsa percepção de que não temos um cliente, mas ele existe sim e precisa de um serviço de qualidade, assim como o setor privado. Graças ao curso, já tenho uma ideia bem produtiva que levarei ao Exército".


O diretor de Administração do Campus Pouso Alegre, Luíz Gissoni, comentou que uma das finalidades do curso de Análise e Melhoria de Processos é proporcionar ao servidor a visão da instituição de uma outra forma, além de permitir a ele visualizar os diversos processos necessários para que os objetivos da instituição sejam alcançados. Para Luíz, o curso que está sendo realizado em Pouso Alegre também permite a interação entre servidores de vários órgãos diferentes. "Acredito ser uma excelente oportunidade de aprendizado para implantação de melhorias nos processos do Campus Pouso Alegre. Por ser uma Instituição nova, muitas boas práticas ainda não puderam ser implementadas. Ter um curso desse nível tão próximo da gente é uma oportunidade única e que deve ser muito bem aproveitada".






Fonte: Reitoria do IF Sul de Minas
Matéria completa disponível no portal do IF Sul de Minas 

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Unifal sedia aplicação do Teste da ANPAD novamente

No dia 18 de setembro de 2016 (domingo), o campus de Varginha sediará novamente o teste da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Criado em 1987, o Teste ANPAD é um exame nacional que avalia: conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa; e habilidades em raciocínios lógico, quantitativo e analítico. Esse exame tem sido utilizado por diversas instituições como parte dos processos de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu e de cursos profissionalizantes de Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, além de requisito básico em processos seletivos de diversas organizações.

Desde 2014 a Unifal aderiu ao Profiap, Programa de Pós-graduação em Administração Pública, coordenado pelo Prof. Dr. Hélio Lemes. O Profiap é uma rede de universidades públicas que oferecem o mestrado profissional nesta área. Como o Teste da ANPAD faz parte do processo seletivo de candidatos ao mestrado, percebeu-se a necessidade de oferecê-lo no próprio campus, uma vez que no estado de Minas Gerais, apenas Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Viçosa oferecem a oportunidade nesta edição.

Dentre as instituições usuárias do teste, há 152 cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins. Os cursos estão localizados em 18 estados. A inscrição para o Teste ANPAD é realizada somente através do site. Ele é realizado em três edições anuais, geralmente nos meses de fevereiro, junho e setembro. Cada interessado pode submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes desejar, desde que efetue o pagamento da taxa de inscrição correspondente a cada edição. O resultado obtido no Teste ANPAD tem validade de, no máximo, dois anos (período correspondente às seis últimas edições). As provas contêm questões de Inglês, Português, Raciocínio Analítico, Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo. O objetivo e a bibliografia sugerida para as provas estão disponíveis no site da ANPAD.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Conselheiro da Agência i9 participa do programa Crowdworking Vale da Eletrônica


O Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Jr, conselheiro da Agência de Inovação i9 da Unifal-MG, foi convidado a participar do programa Crowdworking Vale da Eletrônica, iniciativa de empreendedorismo organizada pelo Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações, em parceria com as empresas Telefonica e ERICSSON, em que os participantes têm a oportunidade de desenvolver a sua proposta de ideia, em um ambiente propício, com acesso a equipamentos modernos e com o acompanhamento de profissionais especializados.

A contribuição do professor se dá na forma de mentoria para acelerar o desenvolvimento do projeto EasyPic e o trabalho inclui a orientação quanto ao andamento do projeto, auxiliar no desenvolvimento de seu planejamento estratégico e oferecer aconselhamento quanto a tomada de decisões.

A equipe de empreendedores é composta por Eduardo Magno, Gustavo Cleber Moreira, João Paulo Elizei Zatti e Tiago Hollerbach Laube.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

2º Startup Weekend Varginha

Nos dias 24 a 26 de junho aconteceu na Cidade Universitária do Unis-MG o 2º Startup Weekend Varginha, com a participação de dezenas de empreendedores ou candidatos a empreendedores, que apresentaram seus projetos de startups em um concurso, em ritmo de maratona, para validar suas ideias e testar seus conceitos de produtos e serviços inovadores.
O Prof. Hélio Lemes, que concorreu no ano passado participando da equipe Probandi  e teve seu projeto classificado em 3º lugar na competição, atuou neste ano como mentor virtual da equipe iMediSaúde, que apresentou uma proposta de serviço de apoio médico a pessoas que precisam de atenção especial.
O projeto é bastante promissor e consiste em um kit com cartão, pingente e bracelete, todos com um sensor único que dão acesso a dados médicos do usuário. Esses dados poderão ser consultados pela maioria dos celulares atuais, com tecnologia NFC, em Android ou IOS. Os sensores funcionam por aproximação, então basta aproximar um dos itens do kit do aparelho com o APP instalado e ter acesso ao seu histórico médico, inclusive medicamentos, exames recentes e restrições médicas e alergias.
Esse kit agilizará todos os atendimentos, centralizará dados médicos, além de poder salvar vidas. Os APPs serão gratuitos e qualquer pessoa que tenha instalado poderá ajudar no socorro.1 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Primeira defesa do Mestrado Profiap Unifal-MG em Varginha

No último dia 29 de junho aconteceu no campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas, a primeira defesa de trabalho de conclusão final do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap.

Prof. João Estêvão (orientador) com a mestra Leiziane Ázara e Profa. Aparecida Curi, diante da imagem do Prof. Adriano Nuintim, que participou online


A mestra Leiziane Neves de Ázara, apresentou seu trabalho, sob o título de Eficiência dos Municípios com Relação aos Gastos Públicos na Microrregião de Varginha, que foi aprovado pela banca composta pelos professores João Estevão Barbosa Neto (orientador da pesquisa), Maria Aparecida Curi e Adriano Antonio Nuintin, como membro externo.
O trabalho avalia o nível de eficiência do gasto público utilizando-se da análise de fronteira estocástica. Foram utilizadas como variáveis de análise: Indicadores de Desempenho Agregados (DSP’s) das áreas de Saúde, Saneamento, Educação e Cultura, Gasto público em Saúde, Saneamento, Educação e Cultura e a proporção destes gastos com relação ao gasto total dos municípios, número de habitantes, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, taxa de urbanização, e gastos com pessoal.
Os resultados demonstram que os gastos dos municípios não necessariamente estão sendo direcionados para obtenção dos melhores resultados, ou seja, não estão sendo aplicados de maneira eficiente.
Espera-se que o estudo realizado possa representar um avanço teórico e prático no campo das finanças públicas de maneira a possibilitar o aperfeiçoamento na condução da aplicação dos recursos públicos por parte dos gestores municipais, permitindo que possam contribuir de maneira concreta para o desenvolvimento econômico e social da gestão pública local.

Defesa de trabalho de conclusão final de Leiziane Ázara no Profiap Unifal-MG Varginha

terça-feira, 5 de julho de 2016

Qualificação Eliara Tavares

A discente do Profiap na Unifal-MG, Eliara Maria Tavares, passou pela banca de qualificação de seu trabalho de conclusão final nesta terça-feira. Na banca estavam os Professores Hélio Lemes Costa Jr. (orientador), Adílio Renê Almeida Miranda e Paulo Roberto Rodrigues de Souza.
O trabalho de Eliara analisa a relação entre o uso de gerenciadores de conteúdo e os aspectos relacionados à acessibilidade em portais de universidades públicas federais. Ela fará uma avaliação em do portal de 63 universidades para verificar o nível de acessibilidade e, sobre os resultados, inferir sobre as melhore escolhas de ferramentas tecnológicas que se adequem às exigências de acessiblidade em websites da gestão pública, incluindo os das universidades.
O trabalho tem relevância tanto para a Unifal-MG, pois Eliara é membro da equipe de TI da universidade, quanto para os órgãos públicos, em geral, pois pretende fazer recomendações sobre melhores práticas de acessibilidade na web e inclusão da pessoa com deficiência.
Na foto ao lado, Eliara é a primeira da esquerda, na segunda fileira de baixo para cima e está junto com todos os colegas da primeira turma do Profiap no campus Varginha da Unifal-MG.