quarta-feira, 27 de maio de 2015

Palestra no VI Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná

A palestra "A Vida após o Computador", idealizada e apresentada pelo Prof. Dr. Hélio Lemes tem
atraído a atenção de especialistas e pesquisadores em tecnologia e inovação, que têm o convidado para debater o tema em eventos científicos, dentro e fora do país. Neste ano ela já foi a presentada na Campus Party de São Paulo e no Congresso Internacional da AcinNet.

No dia 21 de maio a palestra compôs a agenda do VI CONCCEPAR - Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, um evento que conta com apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e outras atividades em diversas áreas do conhecimento, que é realizado pela Faculdade Integrado de Campo Mourão, desde 2005. Nele, acadêmicos, professores e palestrantes podem trocar ideias, experiências e conhecimentos acadêmicos de forma próxima e direta.

Prof. Hélio Lemes falando no CONCCEPAR

A palestra aconteceu no auditório da Associação Comercial de Campo Mourão e a plateia foi composta de estudantes da área de Tecnologia da Informação e outros interessados pelo tema. O objetivo da palestra é alertar para a diferença entre o foco no Computador e na Computação, sendo que esta última é a razão de termos computadores, e vai muito bem, obrigado. Quem está se transmutando é sua principal ferramenta: o Computador.


Antes mesmo de existir o computador já existia a computação e a ciência já tentava resolver complexos problemas matemáticos, sob uma nova teoria, que prometia “milagres”. A invenção do computador eletrônico, nos anos 1940, permitiu aplicar todo o conhecimento já desenvolvido em ferramentas capazes de realizar cálculos repetitivos em velocidades sobre-humanas.


O computador, ao longo das décadas, ficou menor, mais barato e alucinantemente mais capaz, em uma evolução nunca vista na história das ferramentas tecnológicas. Chegamos a um momento em que o computador, como o conhecemos, está se tornando irrelevante, mas a computação continua crescendo em relevância e participação no nosso dia-a-dia.


Isto nos leva a uma transformação da visão sobre computadores, porque as “coisas” estão se tornando computadores e nós estamos inclusive, vestindo-as. Como podemos lidar com tal mudança? Quais dispositivos estarão no centro do campo da Computação? O que nós deveríamos saber para sobreviver a esse novo paradigma? É sobre essa transformação que a palestra trata.

Prof. Hélio Lemes com a Coordenadora Rose Scheffer e demais professores da Faculdade Integrado de Campo Mourão

O palestrante realiza, com frequência, palestras de divulgação científica, no intuito de inspirar jovens e adultos a seguirem estudos e carreira na área de tecnologia da informação. A 6ª Edição do CONCCEPAR ocorreu entre os dias 18 e 22 de maio, em diversos locais de Campo Mourão com o tema "Um espaço aberto para o conhecimento". Mais detalhes podem ser consultados no site do evento e na matéria do jornal A Tribuna de Campo Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário