segunda-feira, 3 de agosto de 2015

67ª Reunião anual da SBPC

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a inovação tecnológica teve lugar de destaque, com atividades permeando todo o evento e reunidas na seção  chamada de SBPC Inovação.

Prof. Dr. Hélio Lemes no stand da CAPES na EXPO-Tec (SBPC 2015)

O Prof. Dr. Hélio Lemes é sócio da SBPC e esteve presente no evento, dialogando com membros da CAPES sobre a situação atual dos programas de pós-graduação stricto sensu, que passaram por cortes financeiros para o ano de 2015 e discutindo com a Profa. Dra. Cristina Quintella,da UFBA, sobre o PROFNIT, mestrado profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), o qual ela coordena no âmbito nacional.

Professores Hélio Lemes (Unifal-MG) e Cristina Quintella (UFBA), presidente do FORTEC Nacional

A programação da SBPC Inovação teve mesas-redondas, conferências, minicursos, sessões especiais e visitas técnicas, além de ações voltadas à disseminação das práticas relacionadas à inovação no estande da UFSCar na feira ExpoT&C. Participam das atividades representantes do Governo Federal – dentre os quais os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) –, de agências de fomento e de associações como o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e as redes de núcleos de inovação tecnológica dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Professores Hélio Lemes (Unifal-MG) e Maurício Benedetti (Universidade Mackenzie, SP)

Segundo Regina Markus, diretora da SBPC, "metaforicamente, entre o mundo das autoridades constituídas e a população, havia, na reunião da SBPC, cerca de 5000 cientistas, sêniores e juniores, mestres e alunos fazendo com a que roda do conhecimento pudesse ser apreciada na SBPC-Inovação, primeira vez realizada, nesta 67ª edição da Reunião Anual da SBPC, na UFSCar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário