sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cooperação Brasil-França na Unifal

Na última quarta-feira, dia 26 de agosto, todos os coordenadores de programas de mestrado e doutorado da Unifal-MG, foram convidados a participar de uma reunião, com o objetivo de internacionalização da pesquisa realizada na universidade.
Nesta oportunidade a cooperação França-Brasil foi o assunto principal das apresentações feitas por Christine Masson (a direita) e Vincent Nédélec (abaixo). O encontro foi promovido pela Câmara de Pós-graduação e a assessoria de Relações Interinstitucionais da Universidade.
De acordo com o Prof. Masaharu Ikegaki, assessor de relações interinstitucionais, a visita dos convidados foi uma iniciativa do Consulado da França, que solicitou a visita dos convidados à Unifal, a fim de promover a política de aproximação entre Brasil e França. “A França no estado de Minas Gerais é uma presença bastante marcante e aqui na UNIFAL-MG essa relação ainda é muito inicial”, afirmou, ao informar, entretanto, que a Instituição já tem um estudante “embaixador universitário da França”, para facilitar o acesso ao ensino francês: Victor Hugo Bernardez Carvalho.

Os representantes da Cooperação Internacional Universitária da Embaixada da França falaram de programas de mobilidade disponíveis para os universitários e outras oportunidades como a possibilidade de aprender a língua francesa, que em breve estará disponível através do Programa Idiomas sem Fronteiras.
O Prof. Hélio Lemes esteve presente nesta reunião e representará a Unifal em encontro nacional sobre mobilidade estudantil no começo de outubro em São Paulo. 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Atuando em prol da boa gestão na Educação

A Escola Nacional da Administração Pública (Enap) é uma escola de governo, do Poder Executivo federal, que oferece formação e aperfeiçoamento em Administração Pública a servidores públicos federais. A Enap é vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Suas principais áread e atuação estão no Desenvolvimento Técnico e Gerencial; Formação de Carreiras; Aperfeiçoamento para Carreiras e Cursos de Especialização.

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi requisitado pelo órgão para ofertar um curso de Análise e Melhoria de Processos, entre 31 de agosto e 5 de setembro, para servidores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura.

Dentre os principais objetivos da Secretaria estão: planejar, orientar, coordenar e avaliar o processo de formulação e implementação da Política de Educação Profissional e Tecnológica e promover o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica em consonância com as políticas públicas e em articulação com os diversos agentes sociais envolvidos.

É dentro deste contexto, que os conhecimentos e experiências do professor podem contribuir para a melhoriam, em geral, do processo de gestão, que inevitavelmente, afetará a qualidade da Educação. Causa com a qual o professor está constantemente comprometido.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Formatura ICSA

No dia 31 de julho aconteceu a formatura de graduação de todos os alunos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, localizado no Campus de Varginha da Unifal-MG. O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a atuar como mestre de cerimônias na solenidade que reuniu o reitor e os diretores do campus e do instituto.

Prof. Hélio Lemes com a bacharela em Ciência e Economia Ana Maria Lemos

Quarenta formandos receberam seus certificados nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Economia com Ênfase em Cotroladoria e Ciências Atuariais.

Parabéns aos bacharéis! 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Unifal atualiza suas normas para Pesquisa e Pós-graduação

O Prof. Dr. Hélio Lemes, membro titular do Conselho Universitário da Unifal-MG, foi nomeado para compor a Comissão Relatora que analisa e propõe alterações no Regimento Interno da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta instituição.
Trata-se da pró-reitoria que gere todas as atividades de pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação, como dos programas de pós-graduação, lato e stricto sensu, da Universidade Federal de Alfenas, em todos os seus campi.

A Comissão Relatora é presidida pelo Prof. Eduardo Tonon de Almeida e composta pelos professores Artur Justiniano Roberto Júnior e Cassius Anderson Miquele de Melo, além do Técnico Administrativo Gabriel de Oliveira Isac Moraes. As principais propostas visam a descentralização das decisões e a agilidade nos processos burocráticos, beneficiando discentes, docentes e pesquisadores e economizando recursos da Universidade. A relatoria tem previsão estar concluída até o início de maio e depois segue para votação no Conselho Universitário.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pesquisa sobre Sistema de Registro de Preços do FNDE na UFLA

No dia 3 de agosto, o Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG participou da banca de defesa de dissertação de Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque, que realizou trabalho de pesquisa no FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, analisando a implantação do Sistema de Registro de Preços, como ferramenta de compras públicas.

Foi feito um estudo de caso que apontou os benefícios da implantação para a melhoria da transparência, eficiência, accountability e interesse público. A dissertação foi defendida no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A área de concentração foi a de Gestão de Organizações Públicas e a orientadora da pesquisa foi a Profa. Dra. Silvia Helena Rigatto.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Professor da Unifal é membro do Conselho Editorial da Editora Pandion

A Editora Pandion, de Florianópolis, trabalha em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em materiais acadêmicos e de pesquisa. O principal objetivo é desenvolver livros de leitura agradável, instigante e interessante para o público.
A Editora apresenta uma série títulos de interesse acadêmico, científico e literário e seleciona suas obras a partir da avaliação de um conselho editorial, composto por autores e pesquisadores com reconhecida experiência editorial.
O conselho tem o objetivo de identificar e disseminar o conteúdo criado pela academia e pelo mercado, para divulgação por meio da publicação de livros. Sua atribuição é aprovar a publicação de originais encaminhados à Editora e as obras a serem co-editadas por ela, valendo-se de pareceres técnicos.
Desde 2014, o Conselho Editorial da Pandion conta com a participação do Prof. Dr. Hélio Lemes, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG, colaborando na seleção de títulos e na promoção do conhecimento de alta qualidade, para o Brasil e o Mundo.
Atenta à responsabilidade social e ambiental, a Editora Pandion trabalha com papel reciclado ou produzido a partir de florestas plantadas.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Colaboração com a Universidade Federal de Rondônia


No último dia 29 de julho, em mais uma iniciativa de colaboração entre programas de pós-graduação stricto sensu de universidades federais, o Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da  Universidade Federal de Rondônia, sediada em Porto Velho, convidou o Prof. Dr. Hélio Lemes para participar da banca de qualificação da mestranda Simone Oliveira Carvalhais Moris.

Ela cursa este mestrado profissional na Unir e redigiu um trabalho de conclusão com o título de Informática Educacional: uso do blog como recurso na prática pedagógica. A qualificação é um processo necessário para se aprimorar a pesquisa antes de sua defesa final. O trabalho foi julgado aprovado pela banca composta pela orientadora Profa. Dra. Jussara Santos Pimenta, o Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno e, como membro externo à Unir, o Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Junior.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

67ª Reunião anual da SBPC

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a inovação tecnológica teve lugar de destaque, com atividades permeando todo o evento e reunidas na seção  chamada de SBPC Inovação.

Prof. Dr. Hélio Lemes no stand da CAPES na EXPO-Tec (SBPC 2015)

O Prof. Dr. Hélio Lemes é sócio da SBPC e esteve presente no evento, dialogando com membros da CAPES sobre a situação atual dos programas de pós-graduação stricto sensu, que passaram por cortes financeiros para o ano de 2015 e discutindo com a Profa. Dra. Cristina Quintella,da UFBA, sobre o PROFNIT, mestrado profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), o qual ela coordena no âmbito nacional.

Professores Hélio Lemes (Unifal-MG) e Cristina Quintella (UFBA), presidente do FORTEC Nacional

A programação da SBPC Inovação teve mesas-redondas, conferências, minicursos, sessões especiais e visitas técnicas, além de ações voltadas à disseminação das práticas relacionadas à inovação no estande da UFSCar na feira ExpoT&C. Participam das atividades representantes do Governo Federal – dentre os quais os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) –, de agências de fomento e de associações como o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e as redes de núcleos de inovação tecnológica dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Professores Hélio Lemes (Unifal-MG) e Maurício Benedetti (Universidade Mackenzie, SP)

Segundo Regina Markus, diretora da SBPC, "metaforicamente, entre o mundo das autoridades constituídas e a população, havia, na reunião da SBPC, cerca de 5000 cientistas, sêniores e juniores, mestres e alunos fazendo com a que roda do conhecimento pudesse ser apreciada na SBPC-Inovação, primeira vez realizada, nesta 67ª edição da Reunião Anual da SBPC, na UFSCar".