sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Prof. Hélio convidado a falar sobre inovação no SCBAC&E em São Paulo


O SCBAC&E 2018 - Smart City Business America Congress & Expo - reunirá líderes dos setores público e privado criando um ambiente propositivo de negócios e de diálogo sobre temas de interesse para as cidades.

Trata-se de um dos mais importantes eventos relacionados ao ecossistema das smart cities na América Latina. Com foco propositivo, se destaca por reunir tomadores de decisão e ser uma efetiva plataforma para geração de negócios.

Sob a coordenação de profissionais especializados em cada tema, serão 50 painéis, seis plenárias e onze reuniões estratégicas, que abordarão todas as áreas de interesse das smart cities, apresentando um panorama geral da situação da América Latina no cenário mundial.

Especialistas mundiais, gestores públicos, executivos e líderes de iniciativas inovadoras e de sucesso, com visões complementares sobre os desafios da transformação urbana sustentável estarão participando e o Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG fará uma palestra sobre smart startups para smart cities.

A palestra está inserida em um painel, mediado por Rodrigo Quinalha, da Kick Ventures, com o título de "Como estimular o financiamento de startups de soluções para as cidades?" onde se de baterá sobre os desafios do investidor privado e do poder público no financiamento de startups que desenvolvam soluções para as cidades e as formas de investimento público previstas pela Lei de Inovação.

O evento contará com as mais inspiradoras iniciativas, soluções, ideias e projetos de eficiência e sustentabilidade urbana. Confira a programação completa no site do evento, que ocorre de 16 a 18 de abril.

Leia matéria sobre o evento em o Diário.com de Maringá.


Unifal Varginha no Startup Universitário

Despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas instituições públicas e privadas de ensino superior, esse é o objetivo do programa Startup Universitário, iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, capitaneado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

O principal propósito é despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas instituições de ensino superior. O programa capacita e apoia professores universitários para criarem nas Instituições de ensino ações e programas que deem aos alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor, incentivando a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando a densidade de startups no âmbito universitário.

Essa ação será viabilizada através da geração de um ambiente favorável à construção das características e habilidades empreendedoras importantes para qualquer profissional despertar e/ou prosseguir com o interesse de abrir o próprio negócio.

O programa Startup Universitário selecionou 100 professores nas instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais, dentre eles o Prof. Dr. Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, sediado no campus Varginha da Unifal, que coordenará o programa de incentivos às startups universitárias no projeto, desenvolvimento de negócios e criação de protótipos.

Ao final do projeto, o o Estado vai ambientar 34 espaços de ideação nos campi das instituições dos professores selecionados no edital, criando o Minas Digital Lab, espaço para ideação, criação, co-criação e desenvolvimento de novos negócios.

A Unifal teve três professores aprovados no processo: um de cada cidade onde ela está presente, Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. Leia a notícia na íntegra.

Nesta: o laboratório que torna governos mais inovadores

Isaac Stanley, Hélio Lemes e Tom Saunders no Nesta em Londres

Em 16 de janeiro, em visita a Londres, o Prof. Dr. Hélio Lemes foi recebido por Tom Saunders e Isaac Stanley no Nesta, o laboratório de inovação no setor público da Grã Bretanha, um dos mais importantes do mundo.

A ida ao Reino Unido se deu devido à participação do professor na conferência sobre inovação - 5th Cosinus,  que ocorreu em Oxford, entre 11 e 12 de janeiro, momento em que o laboratório da Unifal, chamado de PP4Scities - Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes foi apresentado à comunidade científica internacional.

O objetivo da visita foi estabelecer esse primeiro contato, com apresentações mútuas dos pesquisadores para que explorem oportunidades de interação entre as duas equipes, do Nesta e do PP4SCities.

O Nesta possui mais de 200 funcionários distribuídos em mais de 70 equipes de pesquisa e experimentação, que busca achar insights para os problemas do setor público. Está localizado no prédio 58 do Victoria Embankment, às margens do Tâmisa, onde foi tirada a foto abaixo.


Visita ao Laboratório de Inovação na Administração Pública de Portugal


No início de janeiro de 2018 o Prof. Dr. Hélio Lemes esteve em Lisboa para visitar o LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública, onde se encontrou com Jorge Lagarto, que o recebeu para conversarem sobre a prospecção de oportunidades de trabalhos conjuntos com o recentemente criado Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes, o PP4SCities.

O LabX é um laboratório de experimentação para a inovação no setor público. Está ligado diretamente ao governo central de Portugal e seus cinco integrantes trabalham com cidadãos, funcionários e dirigentes de serviços públicos e experimentam novas soluções para melhorá-los, bem como o dia-a-dia dos cidadãos e das empresas.

O LabX é o local para projetar e testar novas soluções que melhorem os serviços públicos e o quotidiano dos cidadãos e das empresas. É um espaço aberto, trabalha em colaboração com os usários dos serviços, com funcionários e líderes da administração pública, com a comunidade científica e empresarial a fim de experimentar para melhorar os serviços públicos.

Como o objetivo do PP4SCities é melhorar a vida do cidadão nas cidades, há muitos pontos de contato entre os trabalhos dos dois laboratórios e muitas oportunidades de aprendizado mútuo. Assim, a primeira visita foi para estabelecer contatos que abram portas para pesquisas conjuntas entre pesquisadores da Unifal-MG e do LabX.

Prof. Hélio Lemes e Jorge Lagarto no LabX em Lisboa

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Falando sobre Inovação em Oxford


O Professor Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal, no campus Varginha, apresentou ontem em Oxford (UK) o recém criado laboratório de políticas públicas para cidades mais inteligentes - PP4SCities. Esta iniciativa, agrega professores e estudantes de graduação e pós-graduação do ICSA e professores convidados para realizar pesquisas e encontrar soluções para os problemas das cidades,
O professor foi convidado pelo Prof. Mohammed Saad da Universidade de Bristol (Reino Unido) para apresentar a iniciativa no evento chamado 5th Cosinus (Conference on Innovation Systems and the New Role of the University) que ocorreu dias 11 e 12 na Univesidade Oxford Brookes no oeste da Inglaterra.
Conheça mais sobre o trabalho do laboratório em PP4SCities. Segue o vídeo da apresentação na íntegra.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada a Políticas Públicas



Foi criado recentemente, no âmbito do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG o grupo de pesquisa em Tecnologia Aplicada a Políticas Públicas, coordenado pelos professores Fábio Henrique dos Anjos e Hélio Lemes Costa Jr.

O grupo vai reunir 10 alunos da graduação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, além dos dois professores, para estudar e discutir temas relacionados com tecnologia e gestão pública em duas linhas principais de pesquisa:
  • Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia e
  • Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável.
O objetivo do grupo de pesquisa é desenvolver estudos voltados à investigação científica-tecnológica direcionada aos serviços prestados pela administração pública brasileira e suas políticas públicas.

As atividades do grupo começam em janeiro de 2018 e os resultados das pesquisas serão publicados neste blog, além do portal da Unifal.