O professor convidado, Hélio Lemes, a mestranda Priscila Silva e os Professores Carlos Mello e Wander Lima, da Unifei
No início de dezembro, o Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a participar de uma banca de mestrado no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - Unifei, como avaliador do trabalho produzido pela pesquisadora Priscila dos Passos Rosa e Silva.
Priscila fez uma pesquisa sobre a Análise da Orquestração de uma Rede de Inovação. Um estudo de caso realizado no Sul de Minas Gerais, considerando a Inovação Aberta e suas relações com as incubadoras de empresas e as respecitivas empresas incubadas.
Ela fez sua pesquisa sobre a RMI - Rede Mineira de Inovação, que tem como objetivo firmar parcerias e complementar habilidades e conhecimento, atividades estas que muitas vezes não aconteciam por fatores diversos. A orquestração das redes de inovação é uma maneira de se aperfeiçoar o trabalho destas. Por meio do trabalho do agente orquestrador, a rede tem suas ações organizadas e problemas suavizados, podendo haver também um gerenciamento das interações entre os atores, de forma a induzir parcerias e resultados positivos de inovação.
Sugestões de melhoria foram apontadas a fim de se colaborar com o funcionamento da rede e com a teoria sobre o assunto de maneira geral.
A banca foi presidida pelo orientador e coordenador do programa, Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello e composta pelo Prof. Dr. Wander Demonel de Lima, também da Unifei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário