quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Mestrandos em Administração Pública comentam finalização das disciplinas

Na última semana, os acadêmicos da segunda turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), oferecido pela UNIFAL-MG, no campus Varginha, encerraram os créditos das disciplinas, durante as aulas de 'Formulação de Políticas Públicas' e 'Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas', ministradas, respectivamente, pelos professores Cláudio Vilela Rodrigues e Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha.


Com os conhecimentos mais consolidados após essa primeira fase, os mestrandos partem agora para a segunda etapa do processo, o que na opinião de muitos, é ainda mais desafiador, uma vez que envolve a elaboração do Trabalho de Conclusão Final. “O desenvolvimento de uma temática de investigação que satisfaça os interesses pessoais do pesquisador e, ao mesmo tempo, tenha condições de oferecer alguma contribuição à ciência e, neste caso específico, à Administração Pública, é um dos grandes desafios desse curso”, afirma o mestrando Marcus Cota, que é sargento de Logística da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações-MG.

Marcus também reflete sobre a oportunidade de realizar um curso de nível stricto sensu na área de Administração Pública, que para ele significa a adoção de novas perspectivas profissionais e pessoais. “A formação de um profissional deste gabarito representa, para as organizações as quais pertencem, a execução dos processos laborais de maneira otimizada, visando atingir patamares mais elevados de excelência da gestão de pessoas, de recursos financeiros e materiais do setor público. É, indubitavelmente, um grande desafio para todos os discentes”, argumenta.

Para a mestranda Jussara de Lima, servidora da Universidade, a primeira fase do mestrado foi fundamental para que os discentes pudessem aprofundar os conhecimentos de temas como Estado, Burocracia, Sociedade, Democracia, Orçamento público, Ética, Políticas Públicas, bem como sobre o papel do cidadão e a responsabilidade dos gestores públicos. “Esses conteúdos e conhecimentos compartilhados com professores e colegas, nos servirão de base para a fundamentação e robustez na sustentação do trabalho de conclusão final que deverá ser um projeto de intervenção, buscando novas abordagens para a solução de problemas na Administração Pública e para o enriquecimento da gestão pública com eficiência”, comenta.  

Vale destacar que a primeira etapa do ProfiAP dessa turma de 2016 envolveu 19 acadêmicos na realização de atividades como seminários, debates, produção de resenhas e artigos das disciplinas de: ‘Estado, Sociedade e Administração Pública’; ‘Teoria das Organizações’; ‘Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública’; ‘Finanças Públicas e Gestão Orçamentária’; ‘Formulação de Políticas Públicas’; ‘Gestão de Projetos Públicos’' e, ainda, as disciplinas eletivas ‘Tópicos Especiais em Gestão Pública I – Envelhecimento e Políticas Públicas’; ‘Tópicos Especiais em Gestão Pública II – Gestão Ambiental Pública’ e ‘Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas’.

A experiência do curso também foi ressaltada pelo mestrando Valter Viana, que é servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Ao refletir sobre o ano de disciplinas e aprendizado, Valter diz que está sendo um curso muito especial para ele. “As disciplinas voltadas para a Gestão Pública me surpreenderam, pois muito dos temas abordados em sala de aula estão acontecendo no nosso conturbado cotidiano político atual”, diz, acrescentando: “Agora que se encerraram as aulas, depois de quase um ano de convivência com os colegas, e por que não amigos, partimos para uma fase de trabalho solitário, pesquisa e escrita, com o apoio de nossos orientadores. Obrigado ao campus de Varginha por essa oportunidade”.

Também a servidora da UNIFAL-MG, Raquel Figueiredo, afirma ter sido muito boa a convivência com os professores e com os colegas durante este ano. “Foi um ano de debates e discussões enriquecedoras”, manifesta, desejando: “Sucesso e ânimo para nós todos na próxima etapa!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário