quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Professor da Unifal faz palestra de encerramento de Congresso de Administração Pública

Coordenadores da Rede Profiap e a pró-reitora de pós-graduação da URFPr no encerramento do Congresso

No dia 9 de dezembro o Prof. Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicados da Unifal, fez a palestra de encerramento do I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública. O tema de sua palestra foi: Fator China: Inovação tecnológica e transição econômica em Shanghai.

O foco foi na inovação no planejamento urbano e no ecossistema de inovação de Shanghai, como forma de comparar as estratégias de gestão pública naquela megalópole com as iniciativas brasileiras de inovação no setor público.

Como o público era majoritariamente de pesquisadores, alunos e professores de Administração Pública, trazer esta discussão para a grupo permitiu analisar as políticas públicas nacionais à luz de exemplos de países e até cidades que têm desempenho muito superior aos alcançados no Brasil.

Auditório da UTFPr durante o congresso do Profiap

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Unifal no Seminário de Estratégias de Aprendizagem em Administração

Professores Hélio Lemes e Marco Antônio Araújo durante o SEA2 em Volta Redonda

O professor da Unifal, Dr. Hélio Lemes, coordenador no Mestrado em Administração Pública - Profiap, esteve presente no I Seminário de Estratégias de Aprendizagem em Administração, evento que contempla palestras, painéis e sessões científicas, para discutir o papel dos métodos de aprendizagem inovadores (active learning, problem based learning, business game, case study, gammification) na qualificação dos profissionais ligados a área de gestão, refletindo criticamente sobre a sua responsabilidade diante do cenário de novas tecnologias e aspectos gerenciais.

Toda a metodologia do evento foi estruturada a partir da articulação de várias áreas temáticas, de tecnologia, de educação e de pesquisa e elaborada em conjunto com professores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Administração da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda, além da participação de pesquisadores e estudantes de outros programas.

O objetivo geral deste seminário foi de elaborar, durante o seminário SEA2, estratégias de construção de um diálogo essencial para pesquisadores do tema e propor novas formulações que visem a formação de parcerias e convênios entre as instituições participantes.

O Prof. Hélio participou na qualidade de autor de trabalho científico sob o título de: A Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino como Projeto de Aprendizado dos Discentes de Administração, cuja experiência é relatada no texto apresentado pelo Prof. Marco Antônio Araújo, co-autor do trabalho, assim como Darley Donizete da Veiga, ambos da Faculdade de Extrema, no Sul de Minas Gerais.

Prof. Marco Araújo apresentando trabalho científico no SEA2 na UFF

Pesquisa sobre Redes de Inovação

O professor convidado, Hélio Lemes, a mestranda Priscila Silva e os Professores Carlos Mello e Wander Lima, da Unifei

No início de dezembro, o Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a participar de uma banca de mestrado no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá - Unifei, como avaliador do trabalho produzido pela pesquisadora Priscila dos Passos Rosa e Silva.

Priscila fez uma pesquisa sobre a Análise da Orquestração de uma Rede de Inovação. Um estudo de caso realizado no Sul de Minas Gerais, considerando a Inovação Aberta e suas relações com as incubadoras de empresas e as respecitivas empresas incubadas.

Ela fez sua pesquisa sobre a RMI - Rede Mineira de Inovação, que tem como objetivo firmar parcerias e complementar habilidades e conhecimento, atividades estas que muitas vezes não aconteciam por fatores diversos. A orquestração das redes de inovação é uma maneira de se aperfeiçoar o trabalho destas. Por meio do trabalho do agente orquestrador, a rede tem suas ações organizadas e problemas suavizados, podendo haver também um gerenciamento das interações entre os atores, de forma a induzir parcerias e resultados positivos de inovação.

Sugestões de melhoria foram apontadas a fim de se colaborar com o funcionamento da rede e com a teoria sobre o assunto de maneira geral.

A banca foi presidida pelo orientador e coordenador do programa, Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello e composta pelo Prof. Dr. Wander Demonel de Lima, também da Unifei.

Conselheiro da Agência i9 participa de Painel de Inovação em Congresso em Curitiba


O Prof. Dr. Hélio Lemes, conselheiro da Agência de Inovação da Universidade Federal de Alfenas, foi convidado recentemente a participar de uma mesa redonda sobre o papel do Estado no estímulo à inovação, durante o I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública, realizado em Curitiba, no Paraná.

A mesa redonda foi mediada pela Profa. Dra. Heloisa Pinna Bernardo, professora de Finanças da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora e contou ainda com a participação do Prof. Dr. Ricardo Thielmann da Universidade Federal Fluminense, e doutor em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento.

Durante o painel foram discutidas formas de participação do Estado na promoção da inovação, tanto em esfera municipal, quanto estadual e federal. O professor Hélio trouxe dados sobre as relações do setor público com as empresas privadas inovadoras, as universidades e centros de pesquisa, sob a perspectiva do caso do Vale da Eletrônica, foco de estudos recentes do professor.


Post from RICOH THETA. #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Unifal presente na apresentação do Plano Diretor de Varginha

Professores da Unifal Hélio Lemes e Paulo Roberto Souza

Os professores da Unifal Hélio Lemes e Paulo Roberto Souza estiveram presentes no lançamento da revisão do Plano Diretor de Varginha, apresentado pela Prefeitura Municipal nesta segunda-feira, 12 de dezembro. A empresa Myr, contratada pela Prefeitura Municipal fez o lançamento do programa de revisão e a Unifal se fez presente.

A proposta da prefeitura é revisar o Plano Diretor feito há 20 anos e incluir as novas demandas sociais no planejamento urbano de Varginha. Os professores da Unifal estiveram presentes e ofereceram à Prefeitura da cidade e à consultoria Myr acesso a todo o conhecimento científico já produzido sobre a cidade nas pesquisas realizadas no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG.

A cooperação deve se iniciar no começo de 2017 para que o novo Plano Diretor esteja completo em maio do próximo ano. Docentes e discentes da Unifal assim como toda a comunidade de Varginha está convidada a participar esta importante ferramenta de planejamento para a estruturação do futuro da nossa comunidade. 

Membros do Profiap apresentam artigo em congresso

Na semana passada, o ex-aluno do Metrado Profissional em Administração Pública da Unifal - Profiap, Mestre Luiz Ricardo Gissoni, apresentou trabalho científico no I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública, realizado em Curitiba (PR) de 8 a 9 de dezembro de 2016.

Hélio Lemes e Luiz Ricardo Gissoni na UTFPr

Luiz Gissoni é diretor de administração do campus Pouso Alegre do Instituto Federal do Sul de Minas. Concluiu o mestrado em Administração Pública na Unifal recentemente apresentando uma pesquisa realizada no setor de transportes do IF Sul de Minas, onde aplicou conhecimentos de gerenciamento de processos.

O trabalho científico foi escrito em co-autoria com seu orientador, o Prof. Hélio Lemes, e é derivado de seu trabalho de conclusão final do mestrado, e foi apresentado na sessão com o tema de transferência e inovação organizacional.


Inovação Aberta e Comportamento Empreendedor são temas de tese na UFLA

Defesa de tese de Eduardo Gomes Carvalho na UFLA

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a participar da banca de defesa de tese do Prof. Dr. Eduardo Gomes Carvalho, no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Sob o título de Linking open innovation, entrepreneurial orientation, and firm performance in Brazilian Startups, trata de inovação aberta em pequenas e médias empresas e suas relações com o empreendedorismo. O objetivo da pesquisa foi verificar a relação entre inovação aberta, orientação empreendedora e desempenho empresarial nas startups brasileiras.

Os dados provenientes de 94 startups foram analisados utilizando análise multivariada de dados, incluindo modelagem de equações estruturais. As evidências sugerem que apenas algumas dimensões da orientação empreendedora impactam o desempenho das empresas e são drivers para inovação aberta, enquanto apenas a inovação aberta outbound impacta o desempenho das startups.

A banca foi composta pelo orientador, Prof. Dr. Joel Yutaka Sugano e os Profs. Drs. Daniel Carvalho de Rezende, André Luiz Zambalde, Carlos Henrique Pereira Mello, Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti e Hélio Lemes Costa Júnior.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Reunião de Coordenadores do Profiap

Reunião de Coordenadores do Profiap em Curitiba #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

Os coordenadores dos mestrados profissionais em Administração Pública da rede Profiap reuniram-se em Curitiba - Paraná - para tratar do planejamento para 2017 e avaliação de 2016. A reunião foi a primeira que incluiu os coordenadores das novas 12 universidades que entraram para a rede neste ano.

Ao todo agora o Profiap conta com 21 universidades públicas federais espalhadas geograficamente por todo o território nacional, com mais de 500 alunos de Administração Pública, tornando-se o maior programa de pós-graduação nesta área do Brasil e, possivelmente, do Mundo.

Durante a reunião foi também oficializada a Rede Mineira Profiap, que inclui as cinco universidades mineiras e que tem a proposta de criar um observatório de políticas públicas para o estado. As rede é composta pelas universidades de Alfenas, Juiz de Fora, Triângulo Mineiro, São João del Rei e Viçosa.


Mestrandos em Administração Pública comentam finalização das disciplinas

Na última semana, os acadêmicos da segunda turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), oferecido pela UNIFAL-MG, no campus Varginha, encerraram os créditos das disciplinas, durante as aulas de 'Formulação de Políticas Públicas' e 'Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas', ministradas, respectivamente, pelos professores Cláudio Vilela Rodrigues e Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha.


Com os conhecimentos mais consolidados após essa primeira fase, os mestrandos partem agora para a segunda etapa do processo, o que na opinião de muitos, é ainda mais desafiador, uma vez que envolve a elaboração do Trabalho de Conclusão Final. “O desenvolvimento de uma temática de investigação que satisfaça os interesses pessoais do pesquisador e, ao mesmo tempo, tenha condições de oferecer alguma contribuição à ciência e, neste caso específico, à Administração Pública, é um dos grandes desafios desse curso”, afirma o mestrando Marcus Cota, que é sargento de Logística da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações-MG.

Marcus também reflete sobre a oportunidade de realizar um curso de nível stricto sensu na área de Administração Pública, que para ele significa a adoção de novas perspectivas profissionais e pessoais. “A formação de um profissional deste gabarito representa, para as organizações as quais pertencem, a execução dos processos laborais de maneira otimizada, visando atingir patamares mais elevados de excelência da gestão de pessoas, de recursos financeiros e materiais do setor público. É, indubitavelmente, um grande desafio para todos os discentes”, argumenta.

Para a mestranda Jussara de Lima, servidora da Universidade, a primeira fase do mestrado foi fundamental para que os discentes pudessem aprofundar os conhecimentos de temas como Estado, Burocracia, Sociedade, Democracia, Orçamento público, Ética, Políticas Públicas, bem como sobre o papel do cidadão e a responsabilidade dos gestores públicos. “Esses conteúdos e conhecimentos compartilhados com professores e colegas, nos servirão de base para a fundamentação e robustez na sustentação do trabalho de conclusão final que deverá ser um projeto de intervenção, buscando novas abordagens para a solução de problemas na Administração Pública e para o enriquecimento da gestão pública com eficiência”, comenta.  

Vale destacar que a primeira etapa do ProfiAP dessa turma de 2016 envolveu 19 acadêmicos na realização de atividades como seminários, debates, produção de resenhas e artigos das disciplinas de: ‘Estado, Sociedade e Administração Pública’; ‘Teoria das Organizações’; ‘Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública’; ‘Finanças Públicas e Gestão Orçamentária’; ‘Formulação de Políticas Públicas’; ‘Gestão de Projetos Públicos’' e, ainda, as disciplinas eletivas ‘Tópicos Especiais em Gestão Pública I – Envelhecimento e Políticas Públicas’; ‘Tópicos Especiais em Gestão Pública II – Gestão Ambiental Pública’ e ‘Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas’.

A experiência do curso também foi ressaltada pelo mestrando Valter Viana, que é servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Ao refletir sobre o ano de disciplinas e aprendizado, Valter diz que está sendo um curso muito especial para ele. “As disciplinas voltadas para a Gestão Pública me surpreenderam, pois muito dos temas abordados em sala de aula estão acontecendo no nosso conturbado cotidiano político atual”, diz, acrescentando: “Agora que se encerraram as aulas, depois de quase um ano de convivência com os colegas, e por que não amigos, partimos para uma fase de trabalho solitário, pesquisa e escrita, com o apoio de nossos orientadores. Obrigado ao campus de Varginha por essa oportunidade”.

Também a servidora da UNIFAL-MG, Raquel Figueiredo, afirma ter sido muito boa a convivência com os professores e com os colegas durante este ano. “Foi um ano de debates e discussões enriquecedoras”, manifesta, desejando: “Sucesso e ânimo para nós todos na próxima etapa!”


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Workshop de Marketing Digital na Fai

No último dia 3 de dezembro o Prof. Dr. Hélio Lemes ministrou um workshop sobre Marketing Digital no curso de Gestão Estratégica de Marketing da Fai - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - em Santa Rita do Sapucaí - MG.

Os alunos criaram e apresentaram um plano de marketing para o lançamento de um produto ou serviço usando novas tecnologias digitais, como etiquetas NFC - Near Field Communication, imagens e vídeos 360º, integradas às redes sociais, para auxiliar os negócios de imobiliárias, supermercados, indústria de cosméticos e até um museu Louvre itinerante para levar arte e história a todos os lugares através de realidade virtual.

Post from RICOH THETA. #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Professores da Unifal no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação

Professores Paulo Roberto Souza e Hélio Lemes da Unifal no CASI - UFJF

Os professores Hélio Lemes e Paulo Roberto Souza do campus de Varginha da Unifal, estiveram recentemente participando do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI - realizado neste ano na Universidade Federal de Juiz de Fora, mas organizado em conjunto com a Universidade Federal Fluminense.

O evento tem como finalidade construir um diálogo essencial entre a Universidade, a Sociedade e as Organizações a partir de um encontro científico e propor novas perspectivas que visem a formação de parcerias e convênios entre universidades e empresas. Em sua sexta edição o CASI tem como objetivo dar continuidade a divisão científica de forma a consolidar a cultura de participação em eventos científicos/acadêmicos, tanto por parte da comunidade acadêmica (a UFF e outras universidades do país).

Os professores atuaram mais uma vez como avaliadores de artigos no evento, participaram no curso de Simulação em Gestão de Projetos, ministrado por Eduardo de Lima Pinto Carreiro, da UFF.
O Prof. Paulo Roberto ainda apresentou seu artigo, resultado de pesquisa sobre o trabalho dos bancários em contraponto à automação derivada das inovações tecnológicas. 

Palestra sobre Ética Profissional na Unifenas

Prof. Dr. Hélio Lemes proferindo palestra sobre ética profissional no auditório da Unifenas

A Unifenas realizou um evento para levar aos alunos do seu curso de Administração uma palestra sobre ética profissional. Os alunos e o Prof. André Luiz, que organizaram o evento, convidaram o Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Jr., do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal, para que apresentasse o tema no dia 22 de novembro.
A palestra tem uma abordagem mais prática sobre as questões éticas no trabalho e teve também o objetivo de chamar a atenção dos discentes para o Código de Ética do Administrador, publicado pelo CFA - Conselho Federal de Administração e disponível no site daquele conselho.

A infalível selfie com alunos e professor da Administração da Unifenas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Qualificação de Mestrado de Alessandra Souza

No dia 21 de novembro a pesquisadora Alessandra Aparecida de Paula Souza, profissional na área de educação e mestranda no programa de pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade da Unifal, no campus de Varginha, apresentou sua pesquisa para uma banca de qualificação de mestrado, composta pelos Prof.s Drs. Thiago Rosado Gambi e Luiz Antõnio Staub Mafra e presidida pelo seu orientador, Hélio Lemes.

A pesquisa da discente do programa faz uma análise das políticas públicas para o ensino superior no Brasil, considerando principalmente a interface público-privada nos programas de expansão e democratização do acesso à educação superior. Seu foco principal está no programa Prouni, que concede isenções de impostos às instituições privadas de ensino superior que ofereçam bolsas de estudos a seus discentes.

O trabalho de Alessandra continua agora em direção à defesa da dissertação que deve ocorrer no início de 2017.