segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Juventude Empreendedora em Ipatinga - MG


O Prof. Hélio Lemes esteve em Ipatinga-MG para participar do evento Juventude Empreendedora, realizado pela Prefeitura da cidade com o apoio do Sebrae. A participação se deu com a apresentação da palestra Empreendedorismo Digital, realizada juntamente com o Prof. Luciel Henrique de Oliveira e com um minicurso de Marketing Digital, apresentado no período da tarde do dia 27 de outubro passado.

Palestra sobre Empreendedorismo Digital em Ipatinga #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

“A época é de mudanças e o momento é de crise, mas também é de oportunidades. É preciso ‘abrir a cabeça’ para pensar fora da caixa. Identificar tendências, oportunidades de negócios e inovar.” A fala é do professor, pesquisador, engenheiro agrônomo e doutor em Administração, Luciel Henrique de Oliveira, na abertura dos trabalhos do 1º Encontro Juventude Empreendedora de Ipatinga.

O encontro ocorreu no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre, e as oficinas na Central Capacitar, no Centro da cidade. Jovens empreendedores ou com vontade de empreender de Ipatinga e região, participaram das atividades. O encontro trouxe à cidade professores e pesquisadores de diversas instituições renomadas de ensino do Brasil, tais como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal de Alfenas, Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas dentre outras. Dentre os temas abordados estão marketing digital, startups, empreendedorismo social, gestão de projetos, leis de incentivo à pesquisa e inovação dentre outros.
Minicurso de Marketing Digital em Ipatinga - Spherical Image - RICOH THETA

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Jornada rumo ao Oriente


No mês de outubro o Prof. Dr, Hélio Lemes foi convidado pelo Instituto de Administração de Xangai SAI) para falar sobre inovação em um evento internacional na China.

Sua participação será para falar sobre o polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, devido às pesquisas que realizou no chamado Vale da Eletrônica em 2011 e 2012. Tais pesquisas resultaram em um livro, a ser lançado em breve, que apresenta as características daquele polo e discute sobre suas qualidades e deficiências.

O assunto tem chamado a atenção internacional e sua pesquisa já foi apresentada em eventos na Alemanha, Uruguai e até mesmo na Argélia. Em sua passagem por Shanghai o Prof. Hélio também foi convidado a conhecer o ecossitema de inovação daquela  metrópole, que se tornou centro financeiro da Ásia e modelo de crescimento econômico para o mundo.

Unifal Poços de Caldas realiza evento sobre Inovação

Aconteceu no dia 7 de outubro, durante a I ExpoUnifal: Ciência, Tecnologia e Talentos, uma mesa redonda com o título de "Inovação, Empreendedorismo e Patentes", organizada e moderada pelo Prof. Dr. Cláudio Lima.


O evento ocorreu no Anfiteatro do Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de Poços de Caldas da Unifal, com as participações online do Prof. Dr. Hélio Lemes falando de Varginha e o Prof. Dr. Humberto Brandão, diretamente de Londres.

A Profa. Dra. Márcia Paranho Veloso, diretora da Agência de Inovação i9 da Unifal, falou sobre a atuação da agência nos últimos anos, o Prof. Dr, Flávio Gonzaga da Computação da Unifal falou sobre sua experiência com a ferramenta SearchMath, criação sua e o Prof. Humberto falou sobre sua experiência internacional e os prêmios que recebeu com o trabalho que foi derivado de sua tese de doutorado.

A apresentação do Prof. Hélio tratou de Sistemas de Inovação, tratando de forças e fraquezas dos sistemas locais de inovação da região de Vancouver no Canadá, de São Carlos, no interior de São Paulo e de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas.

Você pode ter acesso aos slides da apresentação do Prof. Hélio neste link,

sábado, 1 de outubro de 2016

Pesquisa sobre Acessibilidade em sites de Universidades Públicas

Na última quinta-feira, dia 29 de setembro, a mestranda Eliara Tavares apresentou seu trabalho de conclusão final para obtenção de título de mestre no programa de pós-graduação, mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) no campus Varginha da Unifal-MG.

A mestra e a banca: Wendell Diniz, Hélio Lemes, Eliara Tavares e Paulo de Souza

Eliara, agora mestra, é servidora da Unifal na área de Tecnologia da Informação e realizou uma extensa pesquisa em sites de 63 universidades públicas brasileiras em busca de analisar a acessibilidade (o quanto as informações estão acessíveis para pessoas portadoras de deficiências) dos portais destas instituições.

O trabalho tem uma relevância técnica e social, pois apresenta um diagnóstico sobre o quanto a informação, que deveria estar amplamente acessível a todos os cidadãos, até mesmo por força de lei, ainda está obscurecida por obstáculos tecnológicos.

A banca de avaliação foi presidida pelo orientador, Prof. Dr. Hélio Lemes Costa, composta ainda pelo Diretor do Campus Varginha, Prof. Dr. Paulo Roberto R. de Souza e o membro externo Wendell Fioravante da Silva Diniz, pesquisador da Unicamp, que concluiu recentemente seus estudos de PhD na  Université de Technologie de Compiègne, na França.

Empreendedorismo Digital foi tema de palestra do Startup Day Varginha


O Prof. Dr. Hélio Lemes apresentou palestra sobre Empreendedorismo Digital durante o Startup Day Varginha, evento promovido simultaneamente pelo Sebrae em diversas cidades do Brasil.

As palestras focaram no movimento empreendedor e no incentivo ao nascimento e apoio às startups. Estiveram presentes estudantes, professores, empresários e investidores, todos buscando aprendizado e oportunidades de negócios.

O professor, representando a Agência de Inovação da Unifal (i9) também participou de um painel que discutiu diversos aspectos do ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil, moderado por Alain Marques, fundador da Acceleraip e Techmall, aceleradora de startups, e contou com a participação de Dani Carvalho, community manager do Cubo (Redpoint e Itaú), Carla Leite, coordenadora de aceleração do SEED e João Alfredo, investidor e representando o Núcleo Sul de Minas da Anjos do Brasil.


Michael Lopes, um entusiasta de tecnologia que deseja criar sua própria startup, disse "eu cresci muito com as informações que ganhei nesse evento. A palestra de Empreendedorismo digital elucidou muito sobre a abertura de novos rumos de desenvolvimento de produtos e serviços na atualidade".

Segundo Gustavo Cleber, que possui uma startup, "eu vi que o empreendedorismo digital apesar de exigir menor custo de investimento inicial tem maiores riscos comparado a uma empresa de segmento clássico, porém a qualidade de vida e monetização fornecida pela digital é monstruosamente maior. Outra coisa que notei no exemplo foi que uma empresa do segmento clássico tem mais dificuldade em atingir as pessoas a nível mundial, diferentemente de uma plataforma digital".

Ainda na opinião de Michael Lopes, "podemos observar o que vem pela frente e empreender com conhecimento do mercado. A palestra casou muito bem com o tema do painel seguinte, onde pudemos conhecer mais sobre as startups, incluindo outros agentes participantes desse movimento empreendedor,  que partem tanto do governo quanto de Universidades, como o caso da Unifal em nossa região e ainda aceleradoras de startups. Assistiria a mesma palestra novamente. ;)".