terça-feira, 28 de abril de 2015

Falando sobre Inovação no Vale da Eletrônica


Falar sobre inovação e empreendedorismo em Santa Rita do Sapucaí é um desafio, pois o espírito empreendedor está tão agregado ao DNA das pessoas do Vale da Eletrônica, que um forasteiro poderia ficar intimidado. Mas o desafio foi aceito pelo Prof. Dr. Hélio Lemes, pois ele mesmo testemunhou o fenômeno do nascimento de um dos mais impressionantes polos tecnológicos do mundo, quando fez sua graduação em Tecnologia de Processamento de Dados na FAI - Faculdade de Administração e Informática, nos anos 1980.

Naquele momento, um cluster de empresas de eletroeletrônicos estava sendo construído, com interações e ousadias de estudantes, professores e nerds que criaram um ambiente propício á proliferação de novas ideias e iniciativas de expressivo sucesso comercial e que transformaram a economia da região para sempre.

Profs. Drs. Sandra Santos e Hélio Lemes na FAI

A FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação formou grandes profissionais, espalhados por todo esse país e tem a responsabilidade de continuar transmitindo a seus novos discentes, não só o conhecimento tecnológico, mas o espírito e inspiração de quem veio antes. Por isso, anualmente realiza a Semana da Fai. Trata-se de uma semana de atividades especiais que acontece sempre no mês de maio e envolve atividades tanto de cunho acadêmico como culturais.

Nela estão inseridas as Semanas Acadêmicas de Administração, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação, onde os alunos de cada curso têm a oportunidade de participar de palestras, minicursos, debates, visitas técnicas ou oficinas sobre temas relacionados com as suas áreas de interesse.

A participação do Prof. Hélio foi no tema de empreendedorismo e sua palestra intitulada "Inovação incremental: pequenas mudanças, grandes negócios" mostrou o quanto é importante o "processo contínuo de inovação" e não apenas o episódio isolado de inovação radical. Aquela grande mudança esperada pelas empresas, mas que não garante a perenidade do sucesso de organizações e profissionais.

Professores da FAI em Santa Rita do Sapucaí

A palestra ocorreu no dia o dia 29 de abril, às 9:30 da manhã, no auditório da FAI. Mais informações no site da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário