quarta-feira, 13 de junho de 2018

Curso de Internet das Coisas


Recentemente o Prof, Hélio Lemes completou o curso de Internet das Coisas, ministrado pelo ITS-Rio, de Ronaldo Lemos, onde são tratados temas extremamente relevantes para as cidades inteligentes, não só do ponto de vista tecnológico, mas também humano, social e jurídico.

Objetos conectados deixaram de ser uma promessa distante. A interação contínua entre dispositivos inteligentes, sensores e pessoas aponta para o número crescente de dados que estão sendo produzidos, armazenados e processados.

Por um lado, o contexto de hiperconectividade pode trazer benefícios econômicos ao Estado, a empresas, bem como comodidade aos consumidores. Por outro, a crescente conectividade traz desafios significativos nas esferas de proteção da privacidade e à ética contemporânea, impactando, em última instância, a própria democracia.

Neste curso, foram apresentadas as principais discussões envolvendo a Internet das Coisas (IoT), trazendo conceitos e aplicações práticas. Tratou-se, ainda, do impacto da IoT nos modelos de negócio e na demanda por novas regulações éticas e jurídicas, de acordo com o ITS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário