sábado, 21 de outubro de 2017

Feira de Inovação: Inova Unis

Professor da Unifal participou como jurado de projetos de inovação do grupo Unis em Varginha. O evento reuniu todos os trabalhos que concorrem no Concurso Inova Unis, são 135 projetos no total que buscam soluções para problemas reais de empresas da cidade e região.

Professores Hélio Lemes (Unifal) e Lívia Ciacci (Unis)

Os vencedores têm vaga garantida no próximo Congresso Internacional da Rede Acinnet, que acontecerá em Portugal no ano que vem. Os projetos apresentados no dia 21 estão disponíveis no canal do YouTube do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI). A cada visualização ou curtida nos vídeos, as equipes vão acumulando pontos que contarão no momento da premiação final do concurso.

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado pela segunda vez para atuar como jurado no concurso, devido a sua atuação na área de inovação e empreendedorismo, não só julgando, mas orientando os desenvolvimentos futuros dos projetos apresentados.

Dentre os trabalhos apresentados existem alguns que já se destacam no interesse do público e da comunidade acadêmica. Os alunos desenvolveram, por exemplo, um aplicativo para acelerar o processo de compras nos supermercados, uma maca ajustável, um carrinho de compras autônomo, um drone aquático para auxiliar no resgate de vítimas de afogamento, um sistema móvel para agendamento e notificação de medicamentos, um projeto de desconto em estacionamentos a partir da coleta seletiva de lixo, um banco de sangue móvel, um aplicativo para tornar o atendimento em bares e restaurantes mais rápido e eficiente, dentre muitas outras ideias inovadoras.

Em sua segunda edição, o projeto cresceu em números e, consequentemente, em ideias inovadoras. São quase 600 alunos envolvidos, frente aos 400 que se inscreveram em 2016. O número de equipes mais que duplicou: de 80 para 165 neste ano, números que mostram a evolução do projeto.

Informações do portal de notícias do Grupo Unis. Foto do Prof. Hélio Lemes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário