Em 2016, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “A liberdade digital de aprender”! Tal temática nasce da constatação de que em um mundo de conexão, abundância e compartilhamento - tema do Senid 2014, os sujeitos podem desfrutar de liberdade para aprender.
Tradicionalmente, os processos de aprendizagem tem seus momentos, temáticas e insumos definidos pela Escola e pela Universidade. Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse. A Educação deve assumir o papel de interlocutora crítica e criativa com estes sujeitos que possuem uma percepção ampla do mundo, interesses singulares e relevantes e que não precisam das instituições de ensino como mais uma fonte de informação.
Neste sentido, as tecnologias digitais e suas diferentes apropriações tem papel fundamental na transformação dos processos educativos formais em um mundo onde a educação deve servir à formação de sujeitos com futuros imprevisíveis e, portanto, mais do que fonte de informações, deve assumir o papel de potencializadora de capacidades cognitivas como a valoração da informação, o pensamento criativo e a resolução de problemas.
Estas são as crenças das organização do evento, que convidou, pela quarta vez consecutiva, o Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG, para compor o seu comitê de programa, auxiliando na curadoria de conteúdo.
O SENID 2016 será realizado de 18 a 20 de abril de 2016 no campus da Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário