terça-feira, 28 de abril de 2015

Falando sobre Inovação no Vale da Eletrônica


Falar sobre inovação e empreendedorismo em Santa Rita do Sapucaí é um desafio, pois o espírito empreendedor está tão agregado ao DNA das pessoas do Vale da Eletrônica, que um forasteiro poderia ficar intimidado. Mas o desafio foi aceito pelo Prof. Dr. Hélio Lemes, pois ele mesmo testemunhou o fenômeno do nascimento de um dos mais impressionantes polos tecnológicos do mundo, quando fez sua graduação em Tecnologia de Processamento de Dados na FAI - Faculdade de Administração e Informática, nos anos 1980.

Naquele momento, um cluster de empresas de eletroeletrônicos estava sendo construído, com interações e ousadias de estudantes, professores e nerds que criaram um ambiente propício á proliferação de novas ideias e iniciativas de expressivo sucesso comercial e que transformaram a economia da região para sempre.

Profs. Drs. Sandra Santos e Hélio Lemes na FAI

A FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação formou grandes profissionais, espalhados por todo esse país e tem a responsabilidade de continuar transmitindo a seus novos discentes, não só o conhecimento tecnológico, mas o espírito e inspiração de quem veio antes. Por isso, anualmente realiza a Semana da Fai. Trata-se de uma semana de atividades especiais que acontece sempre no mês de maio e envolve atividades tanto de cunho acadêmico como culturais.

Nela estão inseridas as Semanas Acadêmicas de Administração, Engenharia de Produção, Pedagogia e Sistemas de Informação, onde os alunos de cada curso têm a oportunidade de participar de palestras, minicursos, debates, visitas técnicas ou oficinas sobre temas relacionados com as suas áreas de interesse.

A participação do Prof. Hélio foi no tema de empreendedorismo e sua palestra intitulada "Inovação incremental: pequenas mudanças, grandes negócios" mostrou o quanto é importante o "processo contínuo de inovação" e não apenas o episódio isolado de inovação radical. Aquela grande mudança esperada pelas empresas, mas que não garante a perenidade do sucesso de organizações e profissionais.

Professores da FAI em Santa Rita do Sapucaí

A palestra ocorreu no dia o dia 29 de abril, às 9:30 da manhã, no auditório da FAI. Mais informações no site da instituição.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Encontro Mineiro de Administração Pública

O Prof. Dr. Hélio Lemes esteve presente no V Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social, ocorrido na Universidade Federal de Lavras nos dias 23 e 24 de abril passados. O campus de Varginha da Unifal-MG foi representado por diversos alunos da graduação, que apresentaram suas pesquisas, e professores que mediaram sessões durante o evento. 


O Encontro é uma atividade realizada pela UFLA, no âmbito do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão e Social (NEAPEGS), do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP), da Graduação em Administração e Administração Pública, do Departamento de Administração e Economia (DAE), da Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Empresa Júnior Alfa Pública, do PETI de Administração Pública e do Centro Acadêmico de Administração Pública.

Profs. Drs. Simão Pereira da Silva (UFVJM), o moderador do debate Gustavo Costa de Souza (UFLA), João Luiz Passador (USP/RP) e Fernando Coelho (USP)

O evento que possibilita discutir e compreender as diferentes realidades acerca da Administração Pública e Gestão Social no Estado de Minas Gerais, com significativa inserção nos debates acadêmico-científicos em âmbito nacional e até mesmo internacional. Além de divulgar os trabalhos que estão sendo realizados na academia brasileira, o evento coloca o Estado de Minas gerais em uma posição estratégica na área de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social e temas correlatos nas agendas nacionais de pesquisa.

Dados provenientes do website do evento.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Educação tem Solução?

O Prof. Dr. Hélio Lemes participa de abril a junho deste ano, do projeto realizado pelo Fórum de Inovação Permanente, intitulado "Educação tem Solução?"

Atuando com educação há 25 anos, o professor sempre se dedicou a compreender o processo de educação e dar um passo adiante nas formas de educar seus alunos. Participar deste projeto é mais uma inciativa na busca por inovar no seu modo de agir.

Uma das premissas do curso é "Você acredita que a educação precisa ser reinventada? Deseja investigar como isso pode acontecer?", a resposta do professor é sim para ambas as perguntas e por isso ele vai discutir com outros especialistas o que pode ou não dar certo nesta reinvenção.

"O projeto nasceu da intenção de tornar mais conhecidos os fatores críticos para uma revolução na aprendizagem, fundamentais para quem quer reinventar a educação. Estas inovações ainda são largamente desconhecidas, mal-interpretadas e pouco praticadas, mas estão emergindo rapidamente em uma miríade de experiências mundo afora.

O programa é uma oportunidade especial para qualquer pessoa compreender, investigar e experimentar na prática estas novas formas de educação e aprendizagem. A conexão com uma rede de pessoas interessadas nesse assunto potencializa as trocas de experiências e a aprendizagem colaborativa.  Também abre a possibilidade para o desenvolvimento de projetos, iniciativas livres e até mesmo novos empreendimentos (texto extraído do site do projeto)".

segunda-feira, 20 de abril de 2015

My English Online para Professores

A partir de 2015, professores e técnicos das universidades federais e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia têm acesso ao My English Online (MEO), curso vinculado ao Idiomas sem Fronteiras (IsF). No entanto, para concorrerem a senhas de acesso à plataforma online, será necessária a realização do teste TOEFL ITP oferecido gratuitamente dentro das ações do IsF - Inglês.

O MEO é desenvolvido pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning e permite aos alunos desenvolverem habilidades na língua inglesa. A participação no curso online já é pré-requisito para inscrição nos cursos presenciais ofertados pelo IsF - Inglês.

Lançado em março de 2013, o My English Online já atende cerca de 680 mil alunos de graduação de instituição pública de ensino superior; de graduação de instituição privada de ensino superior, desde que tenha obtido mais de 600 pontos no ENEM, nos exames realizados a partir de 2009; e alunos de programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Caso seja professor ou técnico de universidades federais, acesse o site do programa para fazer sua inscrição.

sábado, 18 de abril de 2015

Coordenador do Profiap na Unifal participa do II Fórum da Sociedade Brasileira de Administração Pública


O Prof. Dr. Hélio Lemes, coordenador do programa de mestrado Profissional em Administração Pública participou do II Fórum de Programas de Pós-graduação em Administração Pública e Gestão Pública, na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, MG. Na ocasião ele também representou o Prof. Dr. Wesllay Ribeiro, coordenador do mestrado acadêmico interdisciplinar em Gestão Pública e Sociedade.

Coordenadores de programas de pós-graduação em Administração Pública em fórum na Fundação João Pinheiro (BH-MG)

O fórum agrega gestores e docentes de cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas de Administração Pública e Gestão Pública (área de Administração da Capes e Interdisciplinar), bem como os cursos de pós-Graduação em Administração com área de concentração ou linha de pesquisa em Administração Pública.

Profs. Drs. Hélio Lemes (Unifal-MG) e Bruno Lazzarotti Diniz (Fundação João Pinheiro)

Em 2014, SBAP organizou em São Paulo, na sede da FGV - Fundação Getúlio Vargas, o primeiro fórum, que mostrou-se ser uma reunião muito importante não só pelo seu ineditismo e pelas possibilidades de ação conjunta que se articularam, mas, sobretudo, pelos primeiros resultados alcançados de reconhecimento e valorização da área de Administração Pública, junto à CAPES e ao MEC.


Além dos representantes dos programas de pós-graduação de instituições como USP, FGV (Rio e SP), UFRGS, UFG, UFMG, Puc, UFRN, UFBA, UnB e da diretoria da SBAP, o fórum também contou com a participação do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Administração Pública (APB) da ANPAD e de membros de outras redes e associações que se imbricam com a pesquisa em Administração Pública e Gestão Pública no Brasil. Também foram convidados os editores de algumas das revistas da área e o Presidente da ESAF, Escola de Administração Fazendária e a representante da área de Administração na CAPES, Eliane de Brito.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Professor da Unifal participa de Congresso Internacional de Inovação no Setor Público


De 15 a 17 de abril, o Prof. Dr. Hélio Lemes, pesquisador atuante na área de Inovação e Tecnologia, participou do principal congresso sobre o tema, que ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília (DF).

O CIGISP 2015 contou com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine, e a participação de pesquisadores e gestores públicos brasileiros, que apresentaram teorias e casos de sucesso recentes, para que sirvam de modelo para as transformações necessárias à modernização do serviço público em geral.

Presidente da ENAP, Gleisson Rubin e o Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro 

Renomados pesquisadores internacionais também apresentaram suas visões e vivências no interesse de difundir as boas práticas. Dentre eles estavam: Prof. Vishanth Weerakkody da Brunel University of London, o Prof. Yogesh K Dwivedi da Swansea University, Wales, o Prof. Ricardo S. Morse da University of North Carolina, EUA a Profa. Seija Mahlamäki-Kultanen da Häme University of Applied Sciences (HAMK), Finlândia, e Jeremy Millard do Danish Technological Institute (Dinamarca).

O Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público – CIGISP 2015, consistiu em um fórum para apresentação, discussão e promoção das inovações no setor público. Teve por objetivo compartilhar experiências práticas de sucesso, instruir e disseminar processos inovadores relacionados à educação e à Administração Pública em geral.

Tomás Sant'ana, Julio Barbosa e Hélio Costa no CIGISP em Brasília

Representando a gestão da Unifal-MG, estiveram presentes os pró-reitores de Gestão de Pessoas, Júlio Cesar Barbosa e de Planejamento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant'ana (foto acima).

O CIGISP foi organizado pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com o apoio do Prêmio Ideia. Os vídeos das palestras estarão disponíveis no site do evento a partir do dia 24/04.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Lançamento do Projeto Unifal Empreendedora

Construir e transformar o conhecimento da Universidade em bem-estar social por meio de projetos que sejam capazes de minimizar os problemas da sociedade. Esta é uma das propostas do projeto “UNIFAL-MG EMPREENDEDORA”, lançado na manhã desta segunda-feira, 13/04, na sede da Instituição.


A iniciativa, da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), tem por objetivo empregar o Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica em todos os setores da Universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração e Gestão.

Para falar sobre o conceito de uma universidade empreendedora, a organização convidou o professor Renato de Aquino Faria Nunes, presidente da Rede Mineira de Inovação, da qual a UNIFAL-MG é associada. O convidado foi apresentado pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que o descreveu como uma das “pessoas mais apaixonadas pelo tema empreendedorismo e inovação” que conhece.

Desde o final do ano passado, o presidente da Rede Mineira de Inovação, que já foi reitor da Universidade Federal de Itajubá, é também pesquisador-professor voluntário da UNIFAL-MG. “O professor Renato está hoje aposentado na Universidade Federal de Itajubá, mas continua a militância nessa linha e para alegria nossa, aceitou fazer o processo de cooperação técnica formal com a UNIFAL-MG”, anunciou.

Prof. Paulo Márcio falou também de algumas ações da Universidade na linha de inovação e empreendedorismo, oportunidade em que destacou a atuação da equipe da Agência de Inovação e Empreendedorismo, na pessoa da diretora, Profa. Marcia Paranho Veloso, e afirmou que a Instituição continuará persistindo para os avanços na área. “Inovação é essencial para a vida da Universidade, do próprio grupo de pesquisadores e, em especial, para os acadêmicos que por aqui passam e fazem sua formação”.

Em sua explanação provocativa e entusiasmada, Prof. Renato mostrou que o empreendedorismo em uma universidade vai muito além de propor mecanismos para promover a criação de empresas. “A universidade empreendedora é uma universidade inquieta, que se preocupa com os destinos da sociedade, que se preocupa com os destinos do mundo, que se preocupa com seu próprio destino. É uma instituição que discute abertamente os problemas e não os joga para debaixo do tapete”, explicou.

De acordo com o palestrante, que conversou com a Assessoria de Comunicação, a UNIFAL-MG tem a chance de ser “a universidade empreendedora brasileira”. “A universidade tem a obrigação de resolver tudo sozinha? Não tem. Mas a grande ideia do desenvolvimento é essa: buscar a sociedade concatenada nesses projetos e, no caso das incubadoras, tem que envolver a geradora de conhecimento, as universidades e institutos de pesquisa, o poder público em todos os níveis e o empresariado. É preciso que essas pessoas conversem”, sintetizou.

O Prof. Dr. Hélio Lemes participa do comitê que vai implantar o projeto na Unifal-MG. As reuniões de trabalho já vêm acontecendo há algumas semanas e há um trabalho enorme a ser desenvolvido, mas com uma perspectiva de grandes resultados para as comunidades atendidas pela universidade.



O projeto “UNIFAL-MG EMPREENDEDORA” também será lançado em breve nos demais campi da Universidade.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Professor Hélio é Pesquisador Colaborador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

A partir do último dia 9 de abril, o Prof. Dr. Hélio Lemes, passou a colaborar cientificamente com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, SP. O CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com mais de 30 anos de atuação em pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação.

Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Jr. no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas - SP

No centro ocorre intensa interação com o setor acadêmico e com o setor industrial, o que mantém o CTI no estado da arte em seus principais focos de atuação, que envolvem tecnologias e gestão, focado principalmente em inovações. A parceria iniciou através das interações com o Prof. Dr. Marco Antônio Silveira, que preside o Projeto G.A.I.A., Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais.

O grupo é constituído por uma equipe multidisciplinar de pesquisas aplicadas, que integra geração de conhecimento com resultados práticos. Tem como foco a aprendizagem organizacional que dá sustentabilidade à inovação e ao desenvolvimento socioeconômico de empresas.

A interação interinstitucional pretende sempre aproximar competências e promover o intercâmbio de conhecimento entre as especialidades e a complementariedade entre distintas áreas de pesquisa. Conheça o trabalho do CTI no site da instituição

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Roadshow da Plataforma de Inovação ITec

A Agência de Inovação I9 da Unifal-MG foi representada pelo Prof. Dr. Hélio Lemes em um roadshow realizado pela ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), no CIESP (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo) em Campinas, para lançamento da Plataforma ITec.
Trata-se de uma plataforma voltada para promover o encontro entre especialistas, alunos e docentes das universidades e centros de pesquisa, com empresas que apostam na Inovação Aberta baseada em desafios.
Grandes empresas como Pirelli, Embraer e Bosch inserem seus desafios de inovação, para solucionar seus problemas internos e os especialistas cadastrados apresentam propostas para resolução dos mesmos.

Prof. Dr. Hélio Lemes na sede do CIESP, em Campinas, no lançamento da plataforma ITec

Os roadshows aconteceram em 14 polos de tecnologia em 11 estados da federação e o de Campinas contou com o anúncio da inserção do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social como membro do comitê técnico do ITec. Assim, as iniciativas inovadoras selecionadas poderão ser financiadas, com juros privilegiados, pelo banco.
O Prof. Hélio vai transmitir aos discentes da Unifal, informações sobre a plataforma e seus recursos, durante a Semana de Empreendedorismo, que ocorre no campus de Varginha, de 27 a 29 de maio próximos.
A Inovação Aberta está em franco crescimento entre as empresas de classe mundial e traz os benefícios da colaboração e complementação de competências.
A plataforma foi criada a partir de um edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e é gerida pela ANPEI. Mais informações disponíveis na Plataforma ITec.