sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Falando sobre Experiência do Usuário na Internet das Coisas


No feriado de setembro aconteceu a terceira edição do Hacktown, um evento que envolve criatividade, educação, arte e tecnologia, realizado em quatro dias na cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG, o chamado Vale da Eletrônica.

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado para participar pela terceira vez como palestrante e o tema escolhido para esta edição foi o Desafio da Interface na Internet das Coisas, ou UX em IoT - User Experience em Internet of Things.

Talvez o maior desafio da IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) seja como criar interfaces simples e com boa usabilidade em equipamentos com baixa capacidade computacional e com tamanho, espaço e superfícies limitados. Uma solução pensada no passado e ainda não plenamente implementada são as redes de agentes inteligentes (smart agents networks), com processamento distribuído e que podem facilitar a comunicação entre o homem e os objetos que o cercam. Agentes inteligentes podem ser componentes rústicos (como um Raspberry) de baixa exigência computacional, que podem formar redes inteligentes, capazes de, colaborativamente, solucionar complexos problemas humanos. Uma palestra que trata de interação humano-computador, processamento distribuído, Internet das Coisas e do nosso futuro próximo, cercado de objetos inteligentes interconectados.

Assista a palestra na íntegra abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário