sábado, 9 de setembro de 2017

Debate sobre Smart Cities no 3º Hacktown


O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a participar de uma debate promovido no Fab Lab do Inatel no dia 8 de setembro. O convite partiu do Prof. Dr. Joel Rodrigues, que é pesquisador sênior daquela instituição e atuou como curador do evento, que tem o nome de EduTec&Cria. 

À medida que a urbanização mundial continua a crescer e a população total deverá dobrar até 2050, existe uma demanda crescente de ambientes inteligentes e sustentáveis que reduzam o impacto ambiental e ofereça aos cidadãos uma vida de alta qualidade. Neste EduTec&Cria foi discutido sobre o que uma cidade inteligente deve reunir. Para isso,  o debate contou com especialistas em tecnologia, governo e sociedade para discutir economia, mobilidade, meio ambiente, pessoas, vida e governança.

Outro integrante do debate foi Mark Stevens, gerente de pré-vendas da Ericsson, para o segmento de verticais, com foco em Segurança Pública, Transportes, Concessionárias e Governo. Anteriormente a esse cargo, foi gerente de operações na divisão de serviços gerenciados em diversos países, com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações.

O tema tratado pelo Prof. Hélio foi de políticas públicas feitas por cidadãos em busca de cidades mais inteligentes. Esta foé a premissa para a apresentação que trouxe uma discussão sobre smart cities sob a perspectiva da governança e das pessoas, ao invés de focar apenas em tecnologia.


Como os cidadãos vão construir cidades mais inteligentes, quais regras precisam ser criadas para garantir direitos e obrigações dos governos municipais e das pessoas que vão conviver nas cidades em um futuro bem próximo, em que a tecnologia vai mediar diversas transações entre humanos.

Veja a apresentação do Prof. Hélio Lemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário