quinta-feira, 28 de abril de 2016

Professor Hélio participa de Projeto de Pesquisa na Agência I9

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas - I9, foi criada em 2011, a partir da transformação do antigo Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual criado em 2006, sendo diretamente vinculada à Reitoria.

Prof. Dr. Hélio Lemes, especialista em inovação

O principal objetivo deste projeto é a consolidação da I9, visando o fortalecimento da Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo, por meio da ampliação e aprimoramento das ações da Agência, tais como: reestruturação da Política de Inovação da UNIFAL-MG; ampliação das ações visando maior interação entre a Universidade/Empresa e manutenção e consolidação das atividades dos postos avançados da Agência nos campi da Universidade em Varginha e Poços de Caldas, dentre muitas outras atividades.

Os resultados esperados permitirão a consolidação da gestão da Política de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, que trará inúmeros benefícios tanto à comunidade acadêmica quanto para a população, por meio da inserção da cultura de Inovação, da proteção de tecnologias e transferência para a sociedade, do incentivo a parcerias estratégicas entre a Universidade, setor produtivo e governo, do fortalecimento dos programas de empreendedorismo, levando ao desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Formatura ICSA

Imagens da formatura dos cursos específicos do ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, que contou mais uma vez com a apresentação do Prof. Hélio Lemes, como mestre de cerimônias.

Alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, receberam seus certificados de conclusão no dia 26 de fevereiro de 2016. A cerimônia foi no auditório do campus de Varginha







segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aula Inaugural Profiap

Na foto, parte da segunda turma do Profiap da Unifal com o Prof. Hélio ao final da aula inaugural.

No dia 21 de março aconteceu a aula inaugural da segunda turma no programa de mestrado profissional em Administração Pública, coordenado pelo Prof. Hélio Lemes, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, no campus de Varginha da Unifal-MG.
A aula contou com a presença do diretor do campus, Prof. Paulo Roberto de Souza, diretor do instituto, Prof. Manoel Veloso e demais professores do programa.
O Profiap acontece em rede com outras oito universidades federais e começou suas atividades no final de 2014. A turma atual conta com 20 alunos.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

25 Anos como Professor

No dia 1º de abril de 2016 o Prof. Dr. Hélio Lemes comemorou 25 anos de trabalho na carreira de docente. Como reconhecimento pela oportunidade que lhe foi dada em 1991 para que iniciasse sua carreira, o professor redigiu uma carta aberta ao Colégio Batista de Varginha, local onde ministrou sua primeira aula naquela data.

A carta foi entregue à Profa. Diná de Souza Melo, atual diretora da escola, através de quem, o professor estendeu seus agradecimentos a todos com quem conviveu nos 10 anos em que atuou naquela instituição e de onde saiu para atuar no ensino superior, atuando não só como professor, mas também como pesquisador, escritor e palestrante.

Diná de Souza Melo, Diretora do Colégio Batista de Varginha com o Prof. Hélio, na entrega da carta de agradecimento

Segue abaixo a íntegra da carta de reconhecimento e gratidão:



Varginha, 1 de abril de 2016

Carta aberta ao Colégio Batista de Varginha,

Há 25 anos, em março de 1991, eu fiz uma ligação telefônica de Cambuquira para o número 221-1231, em Varginha, atendendo a um anúncio veiculado na Rádio Vanguarda, que tratava de uma oportunidade de emprego como professor na então chamada Escola Batista de Varginha. A vaga era para substituir um professor de Análise de Sistemas, no curso Técnico em Processamento de Dados, que se mudou para o Rio de Janeiro após o início daquele ano letivo.

Agendei uma entrevista com o Sr. Emiliano de Souza, que foi muito rápida e objetiva. Baseou-se, se não me falha a memória, em apenas uma pergunta: "você é formado na área?" Após minha resposta afirmativa, fui comunicado que a primeira aula seria dois ou três dias depois, mais precisamente, no dia 1º de abril de 1991.

Foi um aprendizado e tanto. Nos 11 anos em que lecionei “no Batista”, convivi com pessoas que muito me ensinaram e que me serviram de exemplos. Algumas amizades permanecem até hoje e certas lembranças nunca abandonaram ou abandonarão minha memória.

O início não foi nada fácil, devido à inexperiência e insegurança. Tive tropeços, que colaboraram para minha formação profissional e, com o tempo, e com o apoio que tive dos colegas, fui construindo uma boa reputação como professor. Consequentemente, foram surgindo novas oportunidades, que me levaram até à situação atual, em que coordeno um programa de mestrado em uma universidade pública federal. 

Fui tratado no Batista como profissional, mesmo não sendo ainda "tão profissional", afinal, eu era recém-formado, com 23 anos de idade e sem nenhuma experiência no ensino. Fui tratado com respeito e assim aprendi a respeitar profissionalmente todos os colegas, superiores e alunos, ao longo da minha carreira profissional em todas as instituições pelas quais passei.

Completo hoje um ciclo simbólico, ao término de um quarto de século atuando nesta profissão, que me trouxe realização, prazer e enormes responsabilidades. Dentre elas, a de inspirar pessoas e servir de exemplo para meus alunos em seus estudos, no entusiasmo pela ciência e pela vida.

Agradeço ao Sr. Emiliano, estendendo esse agradecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para que o período que passei na Escola Batista fosse de crescimento e preparação para os enormes desafios que enfrentaria, ao fazer o mestrado, o doutorado e na permanente atividade de pesquisa e orientação de alunos e nas vezes em que tive que enfrentar plateias de mais de mil pessoas em minhas palestras pelo país a fora.

O respeito e a educação com que fui tratado no início da minha vida profissional como professor, agora desejo retribuir com este gesto simbólico de agradecimento.

O dia em que pisei em uma sala de aula, como professor, foi o dia da mentira naquele distante 1991, entretanto, apresento aqui como genuína e verdadeira, a minha manifestação de profunda gratidão e respeito.


Obrigado Sr. Emiliano e a família Souza (Família Batista).

Hélio Lemes

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Professor da Unifal-MG visita a UNIR em Porto Velho

De 6 a 11 de abril o Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG esteve em visita à Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, a convite do Prof. Dr. José Lucas Bueno, coordenador do Mestrado Profissional em Educação, para participar de diversas bancas naquele programa.


A defesa de mestrado de Dauster Souza Pereira contou com a participação, além de seu orientador, do Prof. Dr. Robson Fonseca Simões, também da UNIR, para avaliar o trabalho que tratava de práticas pedagógicas com o uso de tablets no esnino médio técnico do Instituto Federal Tecnológico de Rondônia - IFRO.


Ainda no mesmo dia a mestranda Simone Moris, defendeu sua dissertação sobre o uso de blogs como recurso na prática pedagógica, orientada pela Profa. Dra. Jussara Santos Pimenta e com a participação do Prof. Lucas.


Finalizando, a mestranda Andreia Maciel da Silva, foi aprovada em sua qualificação diante da banca composta pelas Profas. Dras. Carmem Tereza Velanga e Kátia dos Santos Farias, com sua pesquisa sobre o uso do Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Escritório da Agência de Inovação da Unifal em Varginha

Neste mês de março, entrou em operação no campus Varginha, o Posto Avançado da  Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas – I9/UNIFAL-MG, com o objetivo de prestar atendimento e dar encaminhamento às demandas do campus no que se refere às questões da Propriedade Intelectual e Empreendedorismo no âmbito da Universidade.
O escritório está preparado para atender docentes, estudantes e pesquisadores, esclarecendo dúvidas sobre todos os procedimentos relacionados à Proteção da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo.
O posto avançado faz parte de uma estratégia de aproximação, pois poderá intensificar a divulgação das atividades da Agência de forma a ampliar o apoio à comunidade acadêmica. 
Os atendimentos serão realizados às terças-feiras, das 13 às 17h, na sala 209 do prédio B, pela Assessora de Propriedade Intelectual, Luciana Goulart Carvalho, sob a coordenação do Prof. Hélio Lemes, representante de I9/UNIFAL-MG no campus.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (35) 3299-1403/ (35) 3697-4709.
Informações e fotos: Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas – I9/UNIFAL-MG