O Prof, Hélio Lemes foi convidado pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, Paulo Roberto Moreira Mendes e de Engenharia de Produção, Acácio Ponciano, da Faceca pra proferir uma palestra para todos os alunos de ambos os cursos.
O objetivo era falar sobre inovação e empreendedorismo para que os alunos possam perceber as oportunidades que surgem com o avanço das tecnologias associadas ao conceito de cidades inteligentes.
Estiveram presentes cerca de 100 alunos e a palestra teve duração de quase 2 horas. Feliz com a casa cheia!
Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.
Com a realização do British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs participantes, a Fapesp e o Museu do Amanhã, esta é a terceira edição do FameLab no Brasil e a primeira em que não bolsistas podem se inscrever.
Cada participante deste concurso envia um vídeo em português e inglês, com duração máxima de 3 minutos cada, explicando um conceito científico ou tecnológico em uma linguagem acessível para a sociedade em geral.
O Prof. Dr. Hélio Lemes enviou um vídeo onde fala sobre Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Dois conceitos que se tornam cada vez mais presentes em nossas vidas, mesmo tendo sido criados há quase 70 anos.
No dia 10 de março comemora-se o dia do telefone. Esta ferramenta de comunicação que revolucionou o mundo e se tornou o principal suporte para a revolução da informação, pela qual estamos passando no momento.
Assista à matéria da TV Princesa, que contém uma entrevista com o Prof. Hélio Lemes.
No final de fevereiro aconteceu na ENAP em Brasília o evento No Balanço da Rede, promovido pela Rede InovaGov de inovação no setor público, com o objetivo de planejar as ações da rede para 2018.
Edwin Lau da OCDE falou sobre pesquisas sobre inovação realizadas pelo órgão no Brasil e em outros países como Chile e Canadá e sobre as ações do Observatório de Inovação no Setor Público, do qual ele é membro.
Também foi discutido e elaborado um documento que apresenta à sociedade o propósito da rede InovaGov e foi redigido pelo grupo um documento contendo o manifesto da rede, que será publicado em breve.
Durante o evento o Prof. Dr, Hélio Lemes, da Unifal, campus Varginha, apresentou o projeto Imersão para Mobilização, proposto no âmbito do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes, para que seja apoiado pela rede para sua implantação em 2018.
Dentre os 23 projetos apresentados, o projeto da Unifal ficou em 2° lugar na votação entre os membros da rede e será apoiado pela InovaGov e pelo Ministério do Planejamento, que é um dos stakeholders da rede (saiba mais sobre o projeto neste post do blog).