quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Imersão para Mobilização


Muitas pessoas nunca tiveram contato com a dura realidade de quem precisa de políticas públicas de suporte, como única oportunidade de recuperação, de aprimoramento, ou mesmo de sobrevivência.

As tecnologias de filmagens em 360º e de visualização em realidade virtual têm a capacidade de levar essas pessoas á uma imersão quase que total em realidades às quais elas nunca tiveram acesso presencialmente.

O projeto Imersão para Mobilização (Mobiliza RV) prevê a capacitação de organizações para trabalhar com essas novas tecnologias para promover a empatia. Para que o cidadão, que está distante da complexa realidade dos necessitados, possa ver com um nível mais próximo da realidade, como é a vida dessas pessoas e as dificuldades pelas quais elas passam.


A iniciativa visa sensibilizar as pessoas, de uma maneira que elas nunca foram tocadas, pois ainda não tiveram contato físico e real com aquela realidade, fazendo com que tomem consciência de suas dores e que, assim, engajem na criação de políticas públicas que resolvam os problemas vistos em suas experiências virtuais.

Diversos projetos de criação de políticas públicas carecem do apoio da população, pois, na maioria das vezes, quem deve aprová-los, nunca esteve na situação do usuário de tais políticas. Alguns exemplos estão nas pessoas que nunca estiveram um posto de saúde municipal, em um lixão, nunca precisaram dos serviços funerários municipais, etc.

Pessoas que conhecem o problema, de uma perspectiva mais próxima, terão uma tendência a apoiar as iniciativas para resolver o problema. Esta é a premissa para a criação deste projeto, proposto pelo Prof. Dr. Hélio Lemes, do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes da Unifal-MG.


O projeto prevê a elaboração de um curso para capacitar as pessoas a usarem as tecnologias de imersão, como as câmeras 360° e os óculos de realidade virtual, além de realizar concursos de temas, cujos vencedores ganham um kit com os equipamentos e o curso virtual para começarem a produzir conteúdo para imersão.

Atualmente a Unifal tem convênios com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) para desenvolver soluções na área de tecnologia da informação e comunicação.

Assista o pitch apresentado na ENAP abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário