quarta-feira, 7 de setembro de 2016

HAL 9000 no Hack Town 2

Prof. Hélio na palestra "Hal 9000: a ciência na ficção", apresentada no 2º Hack Town em 3 de setembro de 2016

O professor da Unifal-MG, Dr. Hélio Lemes, foi convidado pela segunda vez a apresentar palestra em um evento inovador, realizado ma cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. Trata-se do Hack Town, encontro de cultura, arte, tecnologia e entusiastas com palestras, workshops, debates, exposições e shows em diversos locais da cidade. A segunda edição do evento reuniu mil e duzentas pessoas, vindas de todo o país.

A palestra do professor foi "Hal 9000: a ciência na ficção", onde ele trata das previsões científicas e tecnológicas feitas por Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke no filme "2001: uma odisseia no espaço", de 1968. Diversas cenas impossíveis para a época da realização do filme hoje fazem parte do nosso cotidiano. O professor, que é especialista em inovação e tecnologia, apresenta as relações entre a ficção científica apresentada no filme e a evolução da ciência ao longo destes 48 anos, mostrando como ciência e ficção se interconectam numa espiral de inovações e criatividade.

O assunto já havia sido tratado em um artigo do professor publicado em 2003 e que se transformou em um capítulo de seu livro Tempos Digitais, de 2013. No livro que trata sobre educação e tecnologia o professor fala sobre o uso do filme "2001: uma odisseia no espaço" como pano de fundo para o ensino de inteligência artificial nos cursos de computação.

Obs.: Hal 9000 é o nome do computador dotado de inteligência artificial que administra a nave espacial onde se desenvolve grande parte da trama. O computador é um dos personagens principais do filme e se transformou em ícone da ficção científica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário