terça-feira, 20 de setembro de 2016

Professor da Unifal dá entrevista para o Jornal da Ciência da SBPC

O Prof. Dr. Hélio Lemes concedeu recentemente entrevista à jornalista Daniela Klebis, editora do Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A entrevista foi sobre a empreendedora Sinhá Moreira, mineira que deu origem ao Vale da Eletrônica, quando, nos anos 50, fundou a primeira escola técnica de eletrônica da América Latina, em Santa Rita do Sapucaí - MG.

A matéria faz parte de um esforço da SBPC em reconhecer e incentivar a participação feminina na Ciência brasileira.

Leia a publicação completa na versão digital no site da SBPC.

Capacitando servidores públicos no IF Fluminense


O Prof. Dr. Hélio Lemes esteve no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense em Campos dos Goytacazes, capacitando servidores públicos do IF, da Univesidade Estadual Fluminense, da Universidade Federal Fluminense e da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora.

O curso de Análise e Melhoria de Processos faz parte do programa ENAP em Rede - da Escola Nacional de Administração Pública e é oferecido em unidades dos institutos federais com a organização da ENAP.

Seguem fotos da animada e dedicada turma que passou por 35 horas de capacitação na semana de 12 a 16 de setembro.







quarta-feira, 7 de setembro de 2016

HAL 9000 no Hack Town 2

Prof. Hélio na palestra "Hal 9000: a ciência na ficção", apresentada no 2º Hack Town em 3 de setembro de 2016

O professor da Unifal-MG, Dr. Hélio Lemes, foi convidado pela segunda vez a apresentar palestra em um evento inovador, realizado ma cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. Trata-se do Hack Town, encontro de cultura, arte, tecnologia e entusiastas com palestras, workshops, debates, exposições e shows em diversos locais da cidade. A segunda edição do evento reuniu mil e duzentas pessoas, vindas de todo o país.

A palestra do professor foi "Hal 9000: a ciência na ficção", onde ele trata das previsões científicas e tecnológicas feitas por Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke no filme "2001: uma odisseia no espaço", de 1968. Diversas cenas impossíveis para a época da realização do filme hoje fazem parte do nosso cotidiano. O professor, que é especialista em inovação e tecnologia, apresenta as relações entre a ficção científica apresentada no filme e a evolução da ciência ao longo destes 48 anos, mostrando como ciência e ficção se interconectam numa espiral de inovações e criatividade.

O assunto já havia sido tratado em um artigo do professor publicado em 2003 e que se transformou em um capítulo de seu livro Tempos Digitais, de 2013. No livro que trata sobre educação e tecnologia o professor fala sobre o uso do filme "2001: uma odisseia no espaço" como pano de fundo para o ensino de inteligência artificial nos cursos de computação.

Obs.: Hal 9000 é o nome do computador dotado de inteligência artificial que administra a nave espacial onde se desenvolve grande parte da trama. O computador é um dos personagens principais do filme e se transformou em ícone da ficção científica.





segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Defesa de mestrado de Luiz Gissoni

Prof. Paulo Roberto Souza, Mestre Luiz Gissoni, Professores Hélio Lemes (orientador) e Ronã Rinston

Luiz Ricardo de Moura Gissoni, diretor do Instituto Federal do Sul de Minas no campus de Pouso Alegre, completou seu mestrado profissional em Administração Pública no Profiap, oferecido no campus Varginha da Unifal-MG.

A banca foi composta pelos Profs. Drs. Paulo Roberto Rodrigues de Souza (diretor do campus Varginha) e Ronã Rinston Amaury Mendes (do IF Sul de Minas, como membro externo) além do orientador Hélio Lemes Costa Jr., que também coordena o Profiap.

O trabalho teve como objetivo identificar possíveis melhorias nos processos do Setor de Transporte do Campus Pouso Alegre do IF Sul de Minas e propor uma alternativa otimizada para esta função. Realizou-se a identificação através do mapeamento de processos, usando a ferramenta Bizagi Process Modeler. Após mapear os processos de trabalho atuais, os mesmos foram redesenhados, buscando melhorá-los.

A defesa ocorreu no dia 25 de agosto, no campus da Unifal-MG em Varginha, e esta foi a segunda defesa da primeira turma do Profiap que, no momento, está com a segunda turma em andamento.