terça-feira, 25 de março de 2014

Minicurso Inovação Aberta e Singularidade Tecnológica na Unifal-MG

No dia 1º de abril (mas não é mentira) acontece o Congresso Científico-Cultural da Unifal-MG, em comemoração ao centenário da instituição. Dentro da programação do congresso estão previstas solenidades, palestras, shows, bailes e minicursos; dentre os minicursos programados está agendado para o campus de Varginha, um sobre Inovações Abertas e a Singularidade Tecnológica, ministrado pelo Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Jr. Com duração de quatro horas, o minicurso começa às 8:00 da terça (01/04) e as inscrições podem ser feitas através do sistema de inscrições em atividades de extensão da Unifal, o CAEX.
Basta fazer um cadastro e se matricular, para receber posteriormente o certificada da participação, que é gratuita e aberta ao público em geral.

O minicurso tratará de inovação, abordando as pesquisas científicas realizadas em ramos diversos do conhecimento, que têm se beneficiado de uma abordagem mais aberta em relação aos seus processos. Será apresentado o conceito da Singularidade Tecnológica; termo usado para definir uma previsão de que, em poucas décadas, homem e tecnologia estarão tão integrados e indissociáveis, que a presença da evolução tecnológica simplesmente não será mais notada.

Inovações abertas têm acelerado o desenvolvimento de organismos cibernéticos (ciborgues), que serão um padrão e as tecnologias não serão usadas apenas para reparar deficiências humanas, mas para ampliar seus sentidos e suas capacidades físicas e psíquicas. É nesse contexto que o curso apresenta os principais avanços nas áreas de Inteligência Artificial, Nanotecnologia, Bioengenharia, dentre outras, para a complementariedade das habilidades do ser humano. Também trata das previsões para um futuro onde as referências de idade, saúde e bem estar podem ser radicalmente alteradas e a quebra de tais paradigmas pode dar início a um novo homem e uma nova sociedade.

O minicurso deriva da palestra apresentada em janeiro de 2014 na Campus Party, cujo vídeo pode ser assistido em outro post deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário