quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Palestra sobre comportamento na internet encerra Seminário “Desafios da Atualidade”


O Seminário “Desafios da Atualidade” promoveu sua última palestra, nessa quarta-feira (12 de dezembro), no Auditório da Escola do Legislativo. O debate sobre o tema “Amor e Ódio nas Redes Sociais” foi conduzido pelo professor Hélio Lemes Costa Júnior, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

No início de sua exposição, o professor explicou que muitos usuários de internet mantêm uma falsa sensação de segurança, pelo fato de acessarem conteúdos em ambientes privados, como suas residências. Apesar disso, todos estão sujeitos a riscos causados por vulnerabilidades inerentes ao próprio computador e ao uso inadequado da máquina. Entre as principais ameaças, estão invasão de contas, perda de privacidade, prejuízos financeiros e danos à imagem.

Na aplicação de golpes, os chamados cibercriminosos utilizam a engenharia social para explorar fragilidades de usuários e convencê-los a “abrir as portas” de seus computadores.

Hélio também apresentou medidas de segurança que devem ser adotadas para proteção dos usuários, como manter sistema operacional e antivírus atualizados, utilizar opções de configurações disponíveis e equipamentos seguros, sempre com adoção de postura preventiva.

Em relação ao acesso à internet por crianças e adolescentes, o professor comentou sobre a importância do controle parental. Pais e responsáveis devem contar com o apoio de ferramentas (softwares, por exemplo) para ajudar a filtrar conteúdos que podem ser acessados. Ainda de acordo com Hélio, isso não substitui práticas de diálogo e mediação, que permanecem fundamentais.

Outras orientações para o bom uso de computadores e internet em geral (redes sociais, inclusive) são utilizar conexões seguras, evitar superexposição, verificar a veracidade de informações para impedir a disseminação de notícias falsas e realizar backups (cópias de segurança) e alterações de senhas periodicamente.

O Seminário “Desafios da Atualidade”, realizado pela Câmara Municipal, teve como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretenderam estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.





Texto e fotos de Fernando Nardy, assessor de comunicação social da Câmara Municipal de Três Corações

Pesquisa sobre Plataformas de Negócios para Veículos Autônomos é destaque na UFLA


Nesta semana, o Prof. Dr. Hélio L Costa da Unifal-MG, campus Varginha, participou, como professor convidado, da banca de defesa de doutorado de Fábio Antonialli, que realizou pesquisa sobre plataformas de negócios para veículos autônomos. Também participaram da banca os professores Dr. André Grutzmann, Dr. André Luiz Zambalde, Dr. Danilo Alves de Lima, da UFLA e o orientador Dr. Joel Yutaka Sugano. Também participaram os co-orientadores Dr. Arthur de Miranda Neto da UFLA e Dra. Isabelle Nicolaï, da École CentraleSupélec / Université Paris-Saclay.

O estudo discute cenários de plataformas de negócios para Veículos Autônomos sob a perspectiva do Sistema de Produto-Serviços em contextos distintos de mobilidade urbana. Os resultados apontam que à chegada dos veículos autônomos no mercado se dará de forma mais disruptiva com os veículos sendo oferecidos como serviços ao invés de produtos, conclui-se também que os motivos para se usar um carro serão reconfigurados com diferentes pesos para os fatores instrumentais, simbólicos e afetivos.

Ainda, em contextos de big data, estruturas mais complexas de plataformas de mobilidade tendem a criar a necessidade de estruturas de governança mais sofisticadas (smart contracts via blockchain) além de um comportamento mais dinâmico dos stakeholders envolvidos.

Parabéns Dr. Fábio Antonialli e os orientadores pela excelente pesquisa realizada e apresentada no Departamento de Administração e Economia da UFLA.