No âmbito da programação acadêmica 2015-2016 da Escola Latino-Americana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP) o CLAD - Centro Latino Americano para o Desenvolvimento, com o apoio da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, realizou nesta terça a Conferência Virtual Internacional chamada "Estado e Universidade: desafios e nova governança universitária na América Latina".
As organizações complexas, como universidades são geralmente definidas como espaços inundados com a vida intelectual, que devem cumprir uma série de tarefas, que historicamente têm demandado da sociedade a que pertencem. Uma dessas tarefas está relacionada com a criação de novos conhecimentos; o que não ocorre por geração espontânea, isto significa que deve haver uma entidade que promova, melhore e consolide esta importante função; É, portanto, importante papel a ser desempenhado pelo Estado.
Nesse sentido, esta conferência teve como objetivo central apresentar um histórico de como o Estado na América Latina se relaciona com as suas universidades e o impacto dessa relação sobre os indicadores científicos.
Além disso apresentou os aspectos gerais relacionados à forma como as universidades mais produtivas na América Latina são regidas colocando ênfase no papel do Estado na sua governança e divulgando a percepção dos especialistas sobre mecanismos controle e respectiva legislação.
O Prof. Dr. Hélio Lemes Costa, coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública da Unifal representou a universidade neste evento internacional, que teve a participação por webconferência de centenas de pesquisadores e gestores de mais de 15 países.