Sobre mim

Hélio Lemes Costa Jr.

Curriculum Vitae

Sou Professor, escritor, pesquisador e palestrante na área de Inovação e Tecnologia.

Como pesquisador, estudei a influência das redes de alta velocidade e da Internet2 na educação e, principalmente na educação à distância e, posteriormente me interessei pelas aglomerações de empresas de base tecnológica e as suas influências na inovação e no desenvolvimento econômico das regiões.

Os resultados dessas e outras pesquisas estão em livros que publiquei sob os títulos de CiberEscola, Tempos Digitais, Gestão da Inovação e, atualmente, preparo a publicação da minha tese, na qual trato do Vale da Eletrônica – o polo tecnológico do Sul de Minas. Daí surgiram diversos convites para palestras no Brasil e no exterior, dentre elas, Stuttgart, Montevidéu, no maior evento de tecnologia do mundo, a Campus Party Brasil por duas vezes e no TedxInatel, realizado em 2014.

Minhas atividades mais recentes estão todas ligadas à Inovação, como conselheiro da agência i9 da Universidade Federal de Alfenas e professor de Inovação e Tecnologia e TI para Gestão Pública na graduação e no mestrado do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG.

Nos últimos anos fui convidado a falar sobre Inovação em eventos como o maior encontro mineiro de empreendedorismo, o V Siminove, promovido pelo Sistema Mineiro de Inovação junto à FAPEMIG; na Open Innovation Week, promovida pela Wenovate, junto ao Senai e FGV; no Sinad – Simpósio Nacional de Administração da UFLA; nas Manhãs de Inovação, promovidas pelo Grupo GAIA, no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, instituição da qual faço parte como pesquisador colaborador.

Também sou colaborador do boletim Wenovate, parecerista de publicações como a Revista do Serviço Público e da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO), membro de comitês de programas de diversos eventos nacionais, como o Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID) e o Simpósio Internacional de Educação à Distância (SIED).

Sou doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, um sujeito curioso e observador. Continuo estudando, escrevendo e ensinando, através do exemplo e da inspiração, sempre que possível.

Prof. Dr. Adm. Hélio Lemes Costa Júnior
Abril de 2015

3 comentários:

  1. Quais as novidades quanto a adesão de novas instintuições ao PROFIAP? E quanto ao próximo teste, vai ser quando?

    ResponderExcluir